Após 70 anos operando em AM, a Rádio Clube de Guaxupé (MG) mudou para a faixa FM. A migração, um marco importante na história da emissora setentona, recebeu uma homenagem da equipe de locutores. Em vídeo, eles contam a história da rádio e a alegria de viver mais essa etapa. Confira o vídeo aqui.
Rafael Zaiat, diretor da rádio, foi o responsável por solicitar a migração, ainda em 2013. “Vi a oportunidade com bons olhos. Era necessário migrar, não só pela qualidade de som, mas pelas novas tecnologias que nos obrigavam a nos modernizar. Tem carros que não ouvem mais AM, qualquer coisinha causava interferência, a manutenção era cara. Meu “vô”, Nabih Zaiat, por mais saudoso que estivesse, se animou em pagar menos pela FM. Só vai nos trazer benefícios”, diz.
“Era como ter uma boa pizzaria, mas com um entregador que não faz a entrega direito. Nossa pizza era a melhor da cidade, mas o meio não era funcional”, afirma ele.
Quanto aos ouvintes, Rafael diz que ficaram divididos. “Quando anunciamos na rádio a nossa migração, recebemos feedbacks muito diversos. Por ser uma rádio muito parceira da população, dinâmica, alguns ficaram eufóricos, concordaram que devíamos estar na FM faz tempo. Já os ouvintes de mais idade são mais receosos com a mudança. Uma senhora nos ligou reclamando do novo canal e dizendo que não ia mais nos ouvir. Ela escuta a rádio há 60 anos! Uma semana depois, ela estava nos ligando pedindo música. Estamos construindo a cultura do FM nos nossos ouvintes”, conta.
Migração poderá ser solicitada até 24 de julho
As emissoras AM que desejam migrar para FM ganham um novo prazo, desde a publicação do decreto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de 26 de janeiro. As novas migrantes têm até o dia 24 de julho para fazer a solicitação, preenchendo o formulário padrão (disponível aqui) que deverá ser enviado via SEI (Sistema Eletrônico de Comunicações), pelo link: http://sistema.mc.gov.br/CADSEIWeb/pages/externo/SisCADSEI.jsf.
Após o envio, a emissora deverá aguardar publicação do MCTIC sobre as emissoras que terão canal disponível na faixa do dial.
Fonte: Escrito por Julia Coelho