TELECOM – Cruzeiro On Line
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, voltou a defender a criação de um sistema único de TV digital para a América do Sul. “Queremos fazer um sistema para os países sul-americanos se entenderem facilmente”, disse o ministro, ao discursar em cerimônia promovida pela Embaixada do Japão para apresentar a diplomatas de países da América do Sul o padrão japonês de TV digital com as incorporações tecnológicas desenvolvidas no Brasil.
O embaixador do Japão, Ken Shimanouchi, também manifestou a intenção de expandir o sistema nipo-brasileiro para além do Brasil e Peru. “Temos grandes expectativas de que a América Latina se unifique em torno desse sistema”, disse o embaixador. Segundo ele, também há intenção de o Japão em propagar o padrão nipo-brasileiro para países da África e Ásia.
A Embaixada montou vários telões para mostrar a qualidade de imagem e som do sinal digital e a possibilidade de fazer interatividade com o novo sistema. Na demonstração, estavam empresas japonesas, como a Panasonic, a Sony, a Semp Toshiba e a Sharp.
Hélio Costa tem dito que as negociações estão avançadas com o Chile e com a Argentina, mas que o Brasil também vem conversando com o Equador, a Venezuela, Cuba e Paraguai. O ministro acredita ainda que, se a Argentina e o Chile adotarem o padrão nipo-brasileiro, o Uruguai e a Colômbia poderão voltar atrás na decisão de adotar o sistema europeu. Além do padrão japonês e europeu, existem o padrão americano e o padrão chinês de TV digital.(AE)