SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

NAB Show 2024: Sistema de áudio por IP já é uma realidade

Las Vegas (EUA) – Tecnologia já não é apontada como algo futuro, mas sim como presente. Processamento de sinais de áudio virtualizado de alta capacidade segue avançando

Um dos assuntos tratados durante a NAB Show 2024 foi o uso de áudio via IP. Segundo apontado, a tecnologia já não é apontada como algo futuro, mas sim como presente. Também foi abordado sobre o processamento de sinais de áudio virtualizado de alta capacidade, que segue avançando.

Nos últimos anos os padrões e protocolos para transporte e controle de áudio IP e os metadados associados vem ganhando destaque com a implementação desde os últimos anos. Segundo o vice-presidente de vendas da Calrec, Dave Letson, agora o diálogo mudou para as demandas de cada projeto individual.

“Sempre que iniciamos um projeto IP, sabemos que o ST 2110 está envolvido; sabemos que a SDN está envolvida; e então entramos nos detalhes e minúcias de como a rede de cada cliente vai funcionar e como vamos ficar nessa rede”.

Também foi abordado em relação aos trabalhos remotos, algo que se tornou comum em épocas de pandemia, mas que foi possibilitada pelo amadurecimento do AoIP (Audio over IP). Segundo relato do diretor de marketing da Wheatstone, Dee McVicker, à medida que as peças do quebra-cabeça da tecnologia IP, incluindo links de alta velocidade melhores e mais acessíveis, foram se encaixando, as emissoras agora planejam a operação remota como algo natural.

Outro ponto explorado foi a mixagem de áudio virtualizado de alta capacidade, tecnologia que já está disponível e que tem condições de aumentar significativamente ou até mesmo substituir o hardware baseado em estúdio.

“Nós estendemos para o domínio da nuvem e dos servidores com nosso Layers Software Suite, que inclui software de mixagem, streaming e FM hospedado em um servidor local ou executado em data centers na nuvem”, disse McVicker. “Neste NAB Show, estamos demonstrando o streaming de camadas na Amazon Web Services [AWS]. Especificamente, executaremos nosso software de servidor/nuvem no AWS Global Accelerator, que é essencialmente o serviço de rede da AWS feito para mídia e, portanto, projetado para fornecer vídeo e áudio com baixa latência”, disse Dee McVicker.

Também foi citado sobre o processamento de sinais de áudio baseado em nuvem, que se tornará ainda mais fortalecido com a aplicação de IA e aprendizado de máquina. O gerente de produtos de transmissão da SSL, Berny Carpenter, disse que “O controle e o processamento baseados em software oferecem um produto em nuvem que anda de mãos dadas com todo o nosso ecossistema System T”.

Com informações do NAB Amplify

fonte: TUDO RÁDIO

Pular para o conteúdo