Flávio Ferrari, CEO do Ibope, afirmou que, atualmente, o consumo de televisão aberta está instável. “Hoje temos um maior leque de lazer, há mais opções. A vida ficou mais interessante”, afirmou.
Segundo o blog do Daniel Castro, o aumento das opções de entretenimento fez o número de aparelhos ligados cair e novas mídias como DVD, TV paga e videogame ganharam espaço. Novembro bateu o recorde em televisores desligados.
No horário nobre, entre 2000 e 2009, a TV aberta perdeu 7 pontos para outras mídias, uma queda de 11% no consumo. A média de aparelhos ligados das 18h à meia-noite caiu de 66% para 59%. Mais 5 pontos foram perdidos para a TV paga, DVDs e outros canais (circuito interno de vídeo e pequenas emissoras em UHF).
Segundo Ferrari, o telespectador já não tem o mesmo vínculo com a TV aberta. “Antigamente, o sujeito não podia perder a novela. Agora essa relação está mais frágil”.
O Ibope prevê que até 2011 vai começar a medir o consumo de TV em DVD player e em DVR (gravador digital). O Instituto também pretende medir a programação pré-gravada pelo telespectador e desenvolveu um tecnologia que pode identificar o conteúdo assistido. Dessa forma, a audiência de um programa poderá ser calculada horas após sua transmissão.
Antes de começar essa medição, Ferrari afirma que o mercado precisa resolver problemas técnicos como a audiência do DVD e do DVR será acrescentada à medição em tempo real, como fica a audiência durante os intervalos comerciais e outras questões.
Redação Adnews
Fonte: AD News Mídia
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