O ex-presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, foi eleito, nesta terça-feira (3), presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR). O brasileiro vai presidir a entidade até 2025 substituindo o argentino Eugenio Sosa Mendoza, do Grupo Clarín, que presidiu a AIR de 2020 a 2023. A ABERT foi anfitriã do evento, que foi realizado em um hotel no Rio de Janeiro.
A AIR é uma entidade que reúne 17 mil emissoras comerciais de rádio e TV das três Américas. A eleição, por aclamação, aconteceu em um hotel no Rio de Janeiro (RJ), durante a 49ª Assembleia Geral da AIR, que reuniu delegações de empresários e radiodifusores da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
A Assembleia da AIR elegeu ainda o Conselho Diretor da entidade. O salvadorenho José Luis Saca foi eleito primeiro vice-presidente e o colombiano Tulio Ángel Arbeláez, segundo vice-presidente. O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, será o presidente do Comitê Jurídico da AIR.
Em discurso de posse, Tonet se disse motivado a combater todo tipo de censura ou ameaça aos veículos de comunicação dos países que integram a entidade. “Não tenho medo de ditadores e nem de ditaduras. Eles são pequenos e passam. Sempre passaram, e, historicamente, o jornalismo profissional e independente de nossas emissoras continuou e aqui está, porque somos grandes no mister e na responsabilidade de nossas atividades. E haveremos de continuar, porque temos consciência de nosso papel como pilar da democracia. Quanto aos ditadores, a história – a mais implacável das juízas – há de colocá-los no malquerer da memória humana coletiva onde os já pretéritos se encontram”, frisou.
Foram aprovados também projetos de resolução que condenam a violência e arbitrariedades em países como Venezuela e Nicarágua, por exemplo, onde a liberdade de expressão e de imprensa é sempre atacada pelos governos ditatoriais. Representante da radiodifusão brasileira, a ABERT foi a anfitriã do encontro.
Tonet é o quarto brasileiro a presidir a AIR, criada em 1946. O baiano José de Almeida Castro presidiu a associação de 1971 a 1977, o carioca Luiz Eduardo Borgerth, de 1983 a 1991, e o gaúcho Alexandre Jobim, no período de 2013 a 2015.
fonte: TUDO RÁDIO