Não existe imparcialidade na mídia impressa brasileira na cobertura de políticas de comunicação. Isto está demonstrado em pesquisa realizada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e recentemente divulgada. O estudo analisou 1184 matérias publicadas em 53 jornais e quatro revistas do país, publicadas entre 2003 e 2005.
Produzida em parceria com a Fundação Ford, a pesquisa, divulgada no dia 20 de março, foi desenvolvida em 2006. O documento revela que, em média, os jornais publicam um texto sobre mídia a cada cinco dias. Já quanto às revistas, a freqüência é ainda mais ínfima: menos de um texto a cada duas semanas.
No estudo é perceptível que os veículos impressos dão pouca cobertura às políticas de comunicação e, quando o fazem, referem-se principalmente às suas repercussões na TV, o que ficou evidenciado em quase 60% dos textos analisados. E aqueles veículos pertencentes a grupos possuidores de outros meios publicam menos matérias sobre comunicação do que seus concorrentes.
Coordenador de atividades acadêmicas da Andi, Guilherme Canela, que foi o responsável pela pesquisa, revelou ao site Comunique-se que a pesquisa terá continuidade. “Apontamos os nós, agora resta saber como desatá-los. Vamos fazer uma nova pesquisa com os jornalistas em cima dessas conclusões. Estamos preparando grupos pelo País e vamos entrevistar profissionais que representem a grande mídia para saber se é possível mudar”, disse.