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Pesquisa revela parcialidade da mídia na cobertura

Não existe imparcialidade na mídia impressa brasileira na cobertura de políticas de comunicação. Isto está demonstrado em pesquisa realizada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e recentemente divulgada. O estudo analisou 1184 matérias publicadas em 53 jornais e quatro revistas do país, publicadas entre 2003 e 2005.

Produzida em parceria com a Fundação Ford, a pesquisa, divulgada no dia 20 de março, foi desenvolvida em 2006. O documento revela que, em média, os jornais publicam um texto sobre mídia a cada cinco dias. Já quanto às revistas, a freqüência é ainda mais ínfima: menos de um texto a cada duas semanas.

No estudo é perceptível que os veículos impressos dão pouca cobertura às políticas de comunicação e, quando o fazem, referem-se principalmente às suas repercussões na TV, o que ficou evidenciado em quase 60% dos textos analisados. E aqueles veículos pertencentes a grupos possuidores de outros meios publicam menos matérias sobre comunicação do que seus concorrentes.

Coordenador de atividades acadêmicas da Andi, Guilherme Canela, que foi o responsável pela pesquisa, revelou ao site Comunique-se que a pesquisa terá continuidade. “Apontamos os nós, agora resta saber como desatá-los. Vamos fazer uma nova pesquisa com os jornalistas em cima dessas conclusões. Estamos preparando grupos pelo País e vamos entrevistar profissionais que representem a grande mídia para saber se é possível mudar”, disse.

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

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