Ogilvy, de São Paulo, foi eleita ‘Agência do Ano’ e ganhou dois inéditos Grand Prix
Agências nacionais bateram recorde conquistando 115 troféus
RIO — O 60º Cannes Lions Festival de Criatividade, que se encerrou neste sábado, foi marcante para o mercado publictário do Brasil. A Ogilvy, de São Paulo, foi eleita a Agência do Ano e ganhou dois inéditos Grand Prix, nas categorias Titanium e Promo & Ativation. Até então, o Brasil só havia conquistado cinco Grand Prix em Cannes, mas nunca dois em um só ano. Na disputa pelo troféu de Agência do Ano, a Ogilvy Brasil, que também ganhou 16 Leões de Ouro, quatro de Prata e 12 de Bronze, deixou para trás a McCann Melbourne e a AlmapBBDO. Esta é a oitava vez que o o título de Agência do Ano vem para o Brasil. DM9DDB (1998, 1999 e 2009), AlmapBBDO (2000, 2010 e 2011) e F/Nazca (2001) também conquistaram a honraria.
Além do sucesso da Ogilvy, as agências de publicidade brasileiras bateram o recorde de Leões em uma mesma edição, com 115 troféus. Além dos dois Grand Prixs e do troféu de Agência de Ano, 27 Leões de ouro, 34 de prata e 51 de bronze, resultado bem superior ao de 2012, quando o país ficou com um Grand Prix, 10 Leões de ouro, 16 de prata e 52 de bronze, totalizando 79 troféus. Este ano, o Brasil só não conquistou Leões nas categorias Creative Effectiveness e Innovation. Na categoria Press, foi onde o país conquistou o maior número de prêmios, com 25 Leões, seguida por Outdoor, com 16 prêmios.
Campanha pela ‘real beleza’
A agência Ogilvy, foi responsável sozinha por um terço da premiação brasileira. Além de Melhor Agência e dos dois Grand Prixs, contablizou 16 Leões de Ouro, quatro de Prata e 12 de Bronze. Os grandes destaques da empresa foram os cases “Retratos da real beleza”, desenvolvido para a Dove, e “Fãs imortais”, criado para o Sport Club Recife, que ganharam os GPs de Titanium e Promo & Ativation, respectivamente.
O case “Retratos da Real Beleza” também se tornou o projeto criado no Brasil mais premiado da história do Festival de Cannes, com o Grand Prix de Titanium, dez Ouros (Integrated, Branded, Film, Media, Cyber, Press, dois em Promo & Activation e dois em PR), duas Pratas (Direct e Design) e quatro Bronzes (Direct, Media, Cyber e Outdoor). A campanha mostrava um especialista em retratos falados desenhando mulheres segundo suas próprias descrições e comparando com o resultado da descrição feita por outra pessoa. A diferença brutal entre os dois desenhos emocionou as mulheres, que não sabiam do experimento. O Grand Prix foi recebido no palco do Palais des Festivals por três das mulheres retratadas no documentário, em um dos momentos mais emocionantes da noite.
O segundo Grand Prix da Ogilvy foi para a ação “Fãs imortais”, criada para o Sport Club Recife, vencedora em Promo & Activation, com o objetivo de aumentar a doação de órgãos. A ideia era contar que o amor dos torcedores rubro-negros é grande demais para durar apenas uma vida. A agência criou mensagens para estimular as pessoas a considerarem a doação de órgãos. A ação mobilizou mais de 50 mil doadores, aumentando em 54% o número do banco de doações de Pernambuco. O resultado mais expressivo foi o término da fila de espera por transplante de córnea. Antes de campanha, um paciente esperava por até cinco anos pelo órgão. Depois da ação, em cerca de uma semana o paciente conseguia ser transplantado.