A Edison Research adiantou nesta quinta-feira (26) uma amostra dos dados de seu mais novo levantamento Share of Ear que abordou os hábitos de consumo de áudio pelos americanos com idade a partir dos 13 anos. No recorte que abrange o rádio AM-FM, o meio teve destaque no relatório, mesmo com o crescimento no consumo do streaming.
Segundo os dados divulgados, no terceiro trimestre de 2023, o rádio via ondas terrestres (dial) manteve uma presença robusta, representando 37% do consumo diário de áudio. Os podcasts alcançaram um novo marco, com 11% do consumo diário, enquanto a música via streaming teve um aumento, com 19% de participação.
Já o consumo de músicas via CDs e arquivos digitais, diminuiu para 5% do tempo de escuta diário. Outras categorias, como SiriusXM, YouTube para música e vídeos, e audiolivros completam a quota restante, variando de 3% a 14%.
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Com informações da Edison Research e do portal Inside Radio
fonte: TUDO RÁDIO