O brasileiro prefere e se ‘diverte’ ou tem mais facilidade de acesso e proporciona mais audiência ao Rádio, entre os meios de comunicação. Isto é o que apontou uma pesquisa de dados do Target Group Index, do IBOPE Media, que contabiliza 73% dos brasileiros, que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil, escutando ao rádio. A representatividade, em números reais, é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas.
Dentre o percentual, ouvir música, que é o objetivo e carro chefe de qualquer rádio, aparece quase que na totalidade. Nas rádios AM e FM, as músicas aparecem no topo da lista dos mais ouvidos (92%). Mas, com números até significativos, na sequência estão os noticiários locais (46%) e os nacionais (36%), como o que toma atenção dos ouvintes.
Há ainda 32% das pessoas que afirmam ter escutado com frequência os boletins de trânsito e 30% os de tempo. Noticiários policiais foram ouvidos por 27%, noticiários internacionais por 21% e programas de entrevistas por 20% dos ouvintes.
Já os comentários esportivos e programas religiosos atraíram, ambos, 16% do público.
Sobre a pesquisa
O Target Group Index é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas.
Fonte:A Crítica de Campo Grande -Notícias