São Paulo continua colecionando números expressivos quando o assunto é consumo de rádio. Em pesquisa realizada recentemente pela Kantar IBOPE Media, o alcance 30 dias e máximo do rádio na capital paulista e região metropolitana apresentou um quadro próximo da estabilidade em relação à medição anterior, com um ligeiro novo avanço. Isso renova a marca do meio em patamar elevado, quadro que não era visto desde as pesquisas realizadas no primeiro semestre de 2018. São 9 FMs cujo alcance e também o total de ouvintes únicos superam a marca de 2 milhões. E 18 FMs estão acima de 1 milhão em alcance. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2022):
O top 10 em alcance
A Band FM 96.1 (popular/hits) segue isolada no topo do ranking FM de alcance (30 dias e máximo) e no total de ouvintes únicos, sendo a única estação que supera a marca de 3 milhões neste quesito. A líder é seguida pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que está isolada na vice-liderança de alcance, próxima da marca dos 2,8 milhões de ouvintes únicos.
Destaque para a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), estação que foi a única FM que avançou no ranking de alcance em São Paulo, seja em colocação ou ampliação de sua marca. Com esse quadro, a emissora voltou a figurar no top 3 do alcance (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).
Logo na sequência, o ranking FM de alcance conta com a Gazeta FM 88.1 (popular/hits), seguida pela Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, emissora que tem sustentado sua permanência no top 5 do alcance de rádio na Grande São Paulo) e pela Nativa FM 95.3 (popular/romântica-sertaneja).
A Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) segue em sétimo geral em alcance, seguida pela Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa), rádios que completam o seleto grupo de rádios cujo alcance supera a marca de 2 milhões de pessoas únicas.
E a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) continua muito próxima de superar a marca de 2 milhões de pessoas únicas alcançadas (30 e 90 dias/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais), além de completar o top 10.
Acima de 1 milhão
A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) tem sido um dos destaques da medição de alcance em São Paulo ao apresentar uma nova alta há cada atualização da pesquisa. Aos poucos a emissora tem se aproximado da marca de 2 milhões, abrindo também uma certa distância para a sequência do ranking FM.
Emissoras como Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) também seguem com valores de alcance elevados, sendo que as duas FMs estão acima do corte de 1,5 milhão (30 dias e máximo).
Destaque também para a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), emissora que aparece logo na sequência e cravou o seu maior valor de alcance em São Paulo, após nova alta em seus números. A emissora entrou para a lista de 1 milhão em alcance a partir de 2020, consolidando em 2021. Hoje rompeu pela primeira vez a marca de 1,4 milhão (30 dias e máximo).
Completam a também seleta lista de FMs acima de 1 milhão em alcance as rádios Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-pop/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).
E, com uma nova evolução em seus números, a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) está bem próxima de superar a marca de 1 milhão de pessoas únicas alcançadas em 30 dias.
Resumo dos destaques/mudanças:
– Band FM segue acima de 3 milhões em alcance e Jovem Pan FM isolada na vice-liderança
– Alpha FM cresce e avança para o top 3 em alcance.
– Antena 1 mantém evolução em alcance, diminuindo a distância para a marca de 2 milhões
– BandNews FM crava seu recorde em alcance
Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.
Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
fonte: TUDO RÁDIO / AESP