SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

SET Expo 2022 | Feira é aberta oficialmente nesta terça-feira (23). Rádio tem destaque

Hoje (23) será aberta oficialmente a feira de negócios e serviços do SET Expo 2022, com uma cerimônia solene que será iniciada logo mais, às 09h00, no Expo Center Norte. Já o congresso, que aborda temas relacionados à rádio, televisão, digital, regulatório, entre outros, foi iniciado nesta segunda-feira (22) e irá até quinta-feira (25), quando o rádio terá uma extensa e especial programação na sala 1. Porém, existem painéis de interesse do rádio em outras datas. Confira um guia completo:

 

Na abertura que será feita logo mais, acontecerá a palestra “Evolução do Entretenimento Audiovisual”, tema do keynote apresentado pelo publicitário Eco Moliterno. Segundo a assessoria de imprensa do SET Expo 2022, o profissional foi eleito o segundo publicitário mais admirado por profissionais de marketing do país, em pesquisa realizada pela empresa espanhola Scopen. E, em 2015, foi considerado um dos publicitários mais influentes do Brasil e um dos 15 brasileiros mais influentes da internet no mesmo ano.

Já o Dia do Rádio no Congresso do SET Expo 2022 ocorrerá na próxima quinta-feira (25), iniciado a partir das 09h00 na sala 01, mas também com apresentações de interesse do setor na sala 2. Acompanhe:

 

Sala 1 – dia 25

 

A grade é iniciada com o “O Futuro do Rádio está nas redes?“. Moderado por Daniel Starck (tudoradio.com) e Eduardo Cappia (EMC/AESP/SET), os palestrantes Luiz Benite (Rede Massa FM), Carlos Aros (Grupo Jovem Pan) e Jean Pierre Zanetti (Grupo Bandeirantes) vão debater sobre o tema. É fato que as redes de rádio passaram por um forte processo de expansão nos últimos anos, mas como aliar isso com as práticas locais que o rádio demanda? E qual o espaço de projetos que não atuam em rede?

 

Logo na sequência, às 11h00, a sala 1 receberá o painel “Rádio 100+ A Mídia, O Ouvinte e o Negócio“, moderado por Marco Moretto (Hot 107 FM/AESP) e Marco Túlio (ZYD Digital/SET). Em pauta estarão temas como distribuição e atuação multiplataforma, podcasts, métricas e a evolução constante do rádio como negócio digital. Nomes como Giovana Alcantara (Kantar IBOPE Media), Rodrigo Tigre (Estravision Cisnero Interactive) e Allen Chahad (Grupo Bandeirantes) vão debater sobre o tema.

 

A partir das 14h00, Robson Ferri promete apresentar “A palestra mais frustrante da SET Expo 2022“. Na descrição curiosa sobre o painel, o empresário afirma que “em uma hora e meia do tempo destinado à apresentação, logo após o almoço, não conseguiu sensibilizar convidados… então irá fazer um “stand up alone”. Boa sorte aos que se aventurarem a entrar na sala 1”. Antes do fechamento sobre a grade, essa parte da programação indicava o tema “criatividade”.

 

Sala 2, também no Dia do Rádio (25)

 

Perto da hora do almoço, a programação do SET Expo foi ampliada e contará com os painéis do SET Express. Sobre rádio, na sala 2 a partir das 12h45, o moderador Ronald Almeida (O Povo/SET Nordeste) receberá as palestrantes Juliana Paiva (RadioData) e Carolina Sasse (Cadena Sistemas) para apresentações sobre atuais e novos modelos de negócio para o rádio, seja sobre conteúdo como também sobre as ferramentas utilizadas.

 

 

 

Também na sala 2, às 14h00, a sessão 1 do “Call for Papers” terá Ticiane Pfeiffer, superintendente da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), com a palestra “Publicidade do Meio Rádio e métricas de audiência“. A programação desse painel conta com trabalhos científicos que foram submetidos ao Call for Papers promovido anualmente pela SET.

 

Painéis de interesse do rádio em outras datas (segunda e terça)

 

Ontem, na sala 1 às 16h00, ocorreu o painel “Muito além da grade linear: as estratégias digitais que potencializam negócios para o rádio e para a TV“, que teve a moderação de Carlos Aros (Grupo Jovem Pan) e as palestras de Roberto Araújo (Jovem Pan), Felipe Aranha (Grupo Globo) e Izabela Ianelli (Endemol Shine Brasil). As discussões sobre conteúdos audiovisuais que não ficam limitados pelo rádio e pela TV debatidas neste painel serão destacadas ainda hoje pelo tudoradio.com.

 

Neste mesmo dia, temas paralelos como 5G, deepfake, transformação da publicidade, entre outros, também chamaram a atenção dos profissionais de rádio. 

 

Hoje (23) a programação do congresso é iniciada a partir das 11h, após a cerimônia de abertura. Conforme já destacado pelo tudoradio.com, na sala 1, ocorrerá o painel “Streaming: As placas tectônicas continuam se movimento“, moderado por Daniela Souza (Conselheira da SET e SVP AD Digital), reunindo executivos que são responsáveis por gerar métricas, proprietário de plataforma, fabricante de dispositivos e rede responsável pela monetização / anúncios digitais + programática. São eles: Roberto Araújo (Grupo Jovem Pan), Melissa Voguel (Kantar IBOPE Media), Luis Camargo (Google Brasil) e Aline Jabbour (Samsung).

 

Também às 11h00 ocorre o painel “Nova parabólica: a migração para a banda KU”. O tema, que é sobre regulatório, tem como assuntos paralelos o 5G e também a operação de rádio via-satélite. Nomes do Ministério das Comunicações, Anatel, ABERT, Abratel e da Entidade Administradora da Faixa estão nesta programação, moderados por Ana Eliza Faria e Silva (Grupo Globo).

 

Já no SET Express desta terça-feira (23), o tema infraestrutura estará em debate, com a moderação de Valderez Donzelli (SET/ADTHEC) e as palestras de Francisco Peres (SET), Moacir Lacerda (EPL) e Sérgio Martines (SM Facilities).

 

Também na sala 2, às 14h00, outro tema regulatório entra em discussão: “Atualização Regulatória: MCom e Anatel / Programa Digitaliza Brasil“, que irá debater o atual momento da radiodifusão brasileira. A moderação é de Francisco Peres (SET) e Geraldo Cardoso de Melo (Regional Sudeste da SET / Grupo de Trabalho de Espectro da SET), Vinicius Caram (Anatel) e Otávio Caixeta (Ministério das Comunicações) serão os palestrantes.

 

Já na quarta-feira (24)…

 

Na sala 1, a partir das 11h00, ocorrerá o painel “Tendências: o futuro da mídia“, que terá como meta discutir a transformação do hábito de consumo e consequentemente dos negócios. A moderação é de Roberto Dias Lima Franco (SET/SBT) e os palestrantes serão: Melissa Vogel (Kantar IBOPE Media), Luis Mauricio Chopard Bonilauri (ACCENTURE) e Jefferson Lopes Denti (Deloitte). 

 

Também na quarta-feira (24), no SET Express, Thiago Aguiar Soares (Coordenador-Geral de Inovação, Regulamentação e Sistemas – Secretaria de Radiodifusão, Ministério das Comunicações), vai palestrar sobre a “Transformação digital do Ministério das Comunicações“, às 12h45 na sala 3.

 

A tarde, na sala 2, às 16h00, haverá um workshop com o tema “Análise de Viabilidade Técnica – Planos Básicos de Radiodifusão / Mosaico – Anatel“, com a moderadoração de Geraldo Cardoso de Melo (Regional Sudeste da SET e membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET) e a palestra de Paulo Eduardo dos Reis Cardoso (coordenador de Sistemas e Modelos de Gestão da Radiodifusão Anatel).

 

O Dia do Rádio no SET Expo

 

Na quinta-feira, dia 25, o rádio terá a sala 1 totalmente voltada à assuntos de interesse para o setor. Assuntos como formação de redes, distribuição e geração de conteúdo multiplataforma, regulatório, novidades na área de transmissão, entre outros pontos, serão debatidos na programação deste dia. 

 

Não será a primeira vez que o SET Expo terá um dia voltado ao rádio em uma das salas destinadas ao congresso. Nas edições presenciais anteriores o meio foi novamente destaque na programação, contando com uma ampla presença de radiodifusores e profissionais da indústria de rádio. Todas as programações do Dia do Rádio contaram com a sala cheia. 

 

O tudoradio.com atua como media partner do SET Expo 2022. O portal também esteve presente como apoiador na divulgação da programação nas edições de 2017, 2018 e 2019. Já a cobertura da feira e do congresso ocorre de forma ininterrupta pela equipe do portal desde 2009.

 

A feira de serviços contará com diversas empresas voltadas ao mercado de rádio. Entre as marcas confirmadas estão a Cadena Sistemas, Sinteck Next, Dário Produções, entre outras. Clique aqui para conferir a lista completa e a localização das marcas no pavilhão.

 

O SET Expo 2022 – Serviço

 

O SET Expo, considerado o maior evento voltado à área de comunicação na América Latina, será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, zona norte da capital paulista).

 

A abertura da feira será no dia 23 (terça-feira) e o Dia do Rádio (SET Rádio) no dia 25 (quinta-feira). Para mais informações e registros de participação, acesse: https://set.org.br/events/setexpo 

 

Informação resumida do serviço:

 

SET EXPO 2022
Feira: 23 a 25 de Agosto de 2022
Congresso: 22 a 25 de Agosto de 2022
Onde: Pavilhão Azul do Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

 

fonte: TUDO RÁDIO / AESP

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo