SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Secretário de Radiodifusão da MCTIC defende chip FM desbloqueado no celular.

Em reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS), na segunda-feira (18), o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elifas Chaves Gurgel, aconselhou que o consumidor compre apenas aparelho de celular que tenha o chip FM desbloqueado. O secretário recomendou a todos que exijam e comprem aparelhos com recepção de FM.

Gurgel também recomendou que as pessoas se interessem por aparelhos com recepção de TV aberta. “Eu recomendo a todos que exijam e comprem aparelhos que já venham adequados à tecnologia de recepção de TV e rádio abertos. Há apenas uma grande empresa de telefones que não tem essa possibilidade”, disse o secretário.

A liberação do chip FM é uma das prioridades da ABERT, que tem atuado junto ao governo federal e ao Congresso Nacional para que o projeto que obriga a inserção e habilitação do dispositivo em todos os celulares fabricados no país seja aprovado em definitivo. Em 2014, a ABERT lançou a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”, que incentiva a população a optar por um aparelho com chip FM na hora da compra e busca sensibilizar a indústria a fabricar aparelhos com receptor de rádio FM.

“A população brasileira, em especial a de baixa renda, não pode depender de internet para ter acesso à programação do rádio FM no celular. O desbloqueio do chip não aumentará o preço do aparelho e será um grande aliado da população, principalmente em situações de emergência e catástrofes diversas”, afirma Cristiano Lobato Flores, diretor geral da ABERT.

De acordo com a Associação, 100% dos celulares de até R$ 300 já vêm com rádio FM. Já nos smartphones acima deste valor, o percentual dos modelos equipados com receptor FM fica em 70%: dos 100 celulares à venda no mercado, 70 possuem rádio FM integrado.

 

Congresso analisa proposta

Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei, aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara, determinando que todo aparelho de celular fabricado no Brasil seja vendido com o chip FM desbloqueado. A proposta, de autoria do deputado licenciado Sandro Alex (PSD-PR), está em análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

 

Carlos Massaro

 

Fonte:  Tudo Rádio – Notícias do Rádio  –  AESP

 

 

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo