Para lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco promoverão um seminário internacional, com a participação de jornalistas de renome, juristas e autoridades do setor. A programação prevê dois dias de painéis de debate, sempre a partir de 16h, sobre a realidade do mercado e as dificuldades que jornalistas enfrentam no exercício da profissão. A ABERT é uma das apoiadoras do evento.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participa, no dia 3, da mesa-redonda de abertura sobre “Informação como bem público”. Além de Lara Resende, participarão a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e a ombudsman do jornal Folha de São Paulo, Flavia Lima. Caberá à presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, fazer a apresentação. O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, assumirá a mediação da conversa.
No dia 4, os participantes farão uma análise sobre “Polarização e Liberdade de Imprensa”. Dentre os convidados, estão a jornalista americana Amanda Ripley, a âncora da GloboNews Aline Midlej e o chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalista da Unesco, Guilherme Canela. O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colunista da Revista Época, Guilherme Amado, será o mediador.
Neste ano, a data também comemora os 30 anos da Declaração Windhoek. A capital da Namíbia sediou, em 1991, o seminário da Unesco em que foi instituído o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Interessados poderão acompanhar gratuitamente a programação, que será transmitida pelas redes sociais dos realizadores e parceiros.
Programação
3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO 16h – 17h30 – horário de Brasília
Abertura: Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S. Paulo), Flávio Lara Resende (ABERT), Marlova Noleto (UNESCO) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)
4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h – 17h30 – horário de Brasília
Português e Inglês – com tradução simultânea
Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (UNESCO), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (ABRAJI)
Para saber mais e se inscrever, clique AQUI
Fonte: ABERT