ALTERAÇÃO OCORRE na capital paulista e em outros 38 municípios de SP. No RS, interrupção em 89 cidades será em 31 de janeiro de 2018
O sinal de TV analógico será desligado hoje na cidade de São Paulo e em 38 municípios da Região Metropolitana. Cerca de 1 milhão de kits com conversor e antena, dos 1,8 milhão disponíveis, foram entregues a pessoas inscritas nos programas sociais do governo federal.
No Rio Grande do Sul, o sistema será desativado em 89 cidades em 31 de janeiro de 2018. Até lá, os telespectadores com aparelho com sinal analógico deverão fazer os ajustes necessários, que podem incluir um kit com antena UHF e um conversor digital, dependendo do televisor. Quem tem uma TV digital (com conversor embutido) necessitará apenas de uma antena UHF. Se a pessoa tem assinatura de TV a cabo, não precisará de antena e nem do conversor.
Em torno de seis meses antes do desligamento de 31 de janeiro de 2018, a população de baixa renda e beneficiários de programas sociais do governo federal poderão receber gratuitamente o kit com antena e conversor. Para saber sobre a entrega de kits, há informações no site sejadigital.com.br/kit. Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS). A informação também pode ser obtida pelo telefone 147. A distribuição do kit na Região Metropolitana de São Paulo continuará por pelo menos 45 dias, depois de o sinal ser desligado.
CALENDÁRIO PARA 2017 INCLUI OUTROS LOCAIS
A primeira cidade brasileira a ter o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás, como um piloto da operação. Em seguida, vieram Brasília e cidades do entorno. As próximas onde ocorrerá a alteração ficam próximo a Goiânia. A previsão é 31 de maio.
Em julho, será a vez das regiões metropolitanas de outras quatro capitais – Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife –, além das cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Em setembro, a interrupção será feita em municípios do interior paulista: Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e cidades da região do Vale do Paraíba. Em outubro, será a vez de Rio de Janeiro e Vitória.
Fonte: Zero Hora-Notícias