SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Telefónica anuncia novo cabo ligando Brasil aos Estados Unidos

De olho na venda de capacidade no atacado para clientes B2B, operadoras, players over-the-top (OTT) e consumidores finais, o grupo espanhol Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 9, um novo cabo submarino de quase 11 mil km que ligará o Brasil aos Estados Unidos. Chamado simplesmente de BRUSA, a infraestrutura sairá do Rio de Janeiro e Fortaleza, passando por San Juan, em Porto Rico, até Virginia Beach, nos EUA. A companhia espera que o cabo entre em operação no começo de 2018.


A estratégia da companhia é que o cabo melhore a capacidade e disponibilidade de serviços de ultra banda larga fim a fim com maior resiliência, aumentando o número de landing points norte-americanos, o desempenho da rede e a segurança. A empresa afirma que o sistema BRUSA ainda fornecerá a menor latência de links entre os dois países, oferecendo maior flexibilidade e escala. Ele fará parte da infraestrutura global Telxius, recentemente anunciada pelo grupo espanhol e que administrará o portfólio de ativos de infraestrutura.


Não será o primeiro cabo submarino da Telefónica na região. A companhia conta com o SAM-1, instalado em 2000 e que forma um anel ótico de 25 mil km ligando os EUA, Caribe, América Central e a América do Sul. Além disso, a empresa recentemente lançou o cabo Pacific Caribbean Cable System (PCSS), que oferece capacidade de 80 Tbps e liga a cidade norte-americana de Jacksonville (Flórida) às Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, Aruba, Curaçao, Colômbia, Panamá e Equador. Conta ainda com um sistema (administrado em parceria com a Unisur) que conecta Uruguai e Argentina. No total global, a rede ótica da empresa é de 65 mil km, sendo 31 mil km de cabos submarinos, que conectam os Estados Unidos, Américas e Europa.


Fonte: Aesp


DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo