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Teles voltam a recitar o mantra ''comprar, fatiar e eliminar''

A luta das operadoras de telecomunicações para evitar o aumento da competição e preservar o status quo encontra eco na história brasileira recente do setor, quando concorrentes se uniram na tentativa de comprar a Embratel e fatiá-la, para que ela não ficasse integralmente nas mãos de uma rival.


Desde o segundo semestre do ano passado, pessoas ligadas às operadoras de telefonia falavam sobre conversas em andamento para que Oi, América Móvil (dona da Claro, Embratel e Net) e Telefônica / Vivo formassem um tipo de consórcio para comprar a TIM, controlada pela Telecom Italia, dividindo depois a companhia em três partes.


Com as informações extrapolando as fronteiras do Brasil até a Europa, na primeira semana de janeiro a Telefónica de España teve de se explicar à reguladora do mercado de capitais da Itália (Consob, na sigla em italiano). A companhia negou que haja algo concreto sobre o assunto.


A venda da TIM pode ser uma alternativa para a Telefónica exercer, de janeiro de 2014 a 2015, a opção de aumentar para até 64,9% sua fatia na Telco, holding que controla a Telecom Italia e, assim, assumir o controle desta, sem ferir as regras competitivas no Brasil. O problema é que ao dar as cartas na Telecom Italia, a Telefónica passaria a ser dona da TIM e da Vivo. A atual regulamentação brasileira não permite o acúmulo de licenças do mesmo serviço.




Mas essa visão não é compartilhada pelas companhias. Se a Telefónica tiver de se desfazer da TIM, por que não manter uma parcela do negócio para si e dividir o restante com os atuais concorrentes, acalmando os ânimos? É uma conversa de bastidores. Ao mesmo tempo em que atenderia à questão regulatória, o grupo espanhol não abriria mão completamente do segundo maior negócio de telefonia móvel do país, que seria extinto, mas reabsorvido. Para o órgão antitruste, essa partilha é possível e preocupante.


Os principais ativos da TIM que poderiam ser divididos são: os clientes, a faixa de frequência, os equipamentos e a infraestrutura. Como todas as teles já têm redes e equipamentos, esse ponto seria o menos problemático. Mas a faixa de frequência requer estudos e algumas mudanças nas regras. Cada empresa pode deter uma quantidade predeterminada de espectro (medido em blocos de megahertz) para operar seus serviços, e todas já estão próximas ao limite. Uma análise por área geográfica pode indicar onde poderiam ser somados mais blocos de frequência por empresa, aliando a isso o interesse estratégico de cada uma delas.


A divisão da base de clientes também não é fácil. Ninguém pode obrigar o usuário a ir para uma operadora que ele não quer. E mesmo que sejam oferecidas vantagens inicialmente, elas tendem a desaparecer depois que as empresas forem integradas em busca de sinergias. Terminado o prazo de fidelidade de contrato e sem vantagens relevantes, os clientes legados também poderiam desaparecer.

Mas, enquanto isso não acontece, o que está na mesa de negociação é a divisão de quase 73 milhões de clientes entre três grupos. Se a partilha fosse por igual – o que não é possível, porque depende das regiões que caberiam a cada empresa e da concentração de usuários nelas – seriam adicionados mais de 24 milhões de clientes às bases de Vivo, Claro e Oi. Eliminando-se a segunda maior operadora, o alto do ranking seria recomposto, com a Vivo ainda no topo, com mais de 100 milhões de clientes, seguida pela Claro e Oi.


Os espanhóis já estiveram no Cade, em dezembro, tentando convencer o órgão antitruste que, mesmo sem a TIM, haveria disputa entre Claro, Vivo e Oi. O Proteste, de proteção aos consumidores, não pensa assim. Para o instituto, o acordo diminuiria a competição, reforçando a queda de qualidade dos serviços e mantendo as tarifas em alta.


A união de rivais para tentar eliminar um concorrente no Brasil ganhou destaque em 2004, quando representantes das três concessionárias de telefonia fixa da época (Brasil Telecom, Telefônica e Telemar) se uniram ao grupo Geodex e criaram o consórcio Calais. A Geodex era controlada pelo Goldman Sachs, Credit Suisse e Unibanco. O objetivo da aliança era comprar a Embratel e fatiá-la. A Geodex ficaria com as outorgas de longa distância e com a Vésper, que era a empresa-espelho de telefonia fixa da Telefônica, no Estado de São Paulo, e da Telemar, em 16 Estados. As três teles do consórcio ficariam com a parte de dados e satélite da Embratel.

Após muito debate no Congresso Nacional, no Ministério das Comunicações e até na Justiça dos Estados Unidos, o consórcio perdeu o negócio. A Telmex, do megainvestidor mexicano Carlos Slim Helú, adquiriu a Embratel em julho de 2004 da americana MCI. Em 2007, a Embratel passou a fazer parte da Telmex Internacional, que foi incorporada pela América Móvil, também de Slim, em 2010.


Fórmula semelhante de acordo entre rivais para comprar, fatiar e eliminar um concorrente volta a ser ensaiada pelas mesmas empresas da década passada, embora algumas tenham mudado de nome devido a aquisições e integrações. Só que agora o alvo são os serviços móveis.


O resultado de uma equação como essa, se seguir adiante, seria bem diferente do que a Anatel vinha defendendo até o segundo semestre de 2013. Em vez de três operadoras, a agência reguladora vinha repetindo que o melhor seriam quatro ou cinco grandes teles oferecendo serviços no país, o que pressupõe a permanência da TIM como uma empresa integral.


Fonte:Valor Econômico -Empresas


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