A Associação Brasileira de Televisões Universitárias (ABTU) completa neste ano dez anos de fundação com 151 emissoras em funcionamento. O número é 700% superior ao verificado em 1995, quando existiam 20 televisões. Os dados foram apresentados pelo presidente da ABTU, Cláudio Márcio Magalhães, durante audiência pública realizada nesta terça-feira (30) na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Segundo ele, o crescimento deste segmento mostra a importância de as universidades darem espaço para divulgação do ensino de extensão e de pesquisa.
“O senso feito pela ABTU registrou este crescimento de 700%, mas que ainda representa apenas 6% das universidades com emissoras de TV. Mesmo assim, é um número expressivo”, revela.
De acordo com Magalhães, o primeiro objetivo com a criação da ABTU era criar uma rede de televisões segmentada. A seguir, a intenção era transformar esta rede em um segmento respeitado da radiodifusão brasileira. Segundo o presidente da ABTU, com o surgimento da TV digital, em 2008, a meta foi aproveitar o surgimento de novas tecnologias para fazer com que o setor crescesse junto e ampliasse sua participação no mercado audiovisual.
“Este trabalho começou em 1967, com a criação da primeira TV universitária pela Universidade Federal de Pernambuco. Nossa rede se consolidou e atualmente nenhum outro país existe uma rede de televisões universitárias tão organizada quanto no Brasil”, comemora.
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