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Tendências | Quantidade de novos podcasts tem caído desde 2020

O volume de novas produções de podcasts está caindo em todo o planeta. A afirmação é baseada em um levantamento do Listen Notes, que costuma acompanhar o ecossistema desse tipo de áudio. Segundo os dados coletados, foram percebidos 8.410 novos shows lançados durante o mês de abril, abaixo dos 16.246 em março. A queda no volume de novas produções de podcasts ocorre desde 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19. Porém, essa movimentação não significa um recuo no consumo desse formato de mídia ou nos investimentos direcionados a esses conteúdos.

 

Segundo uma reportagem do RAINNews, se o ritmo atual for mantido, serão esperadas cerca de 188 mil novos podcasts em 2022. Trata-se de um número bem abaixo dos 712 mil novos programas registrados pelo Listen Notes no ano passado. E o auge ocorreu no primeiro ano da pandemia de covid-19, quando foram percebidos mais de 1 milhão de novos podcasts em 2020.

 

 

 

Os analistas dessa área indicam que esse é um movimento comum e esperado, seguindo também a queda nos cenários relacionados à covid-19 em todo o planeta. Mesmo com um volume menor de novas produções em relação a 2020, o ecossistema de podcasts segue imenso em todo o planeta: o Listen Notes diz que existem 2.836.313 podcasts e 132.675.936 episódios no mundo. Ou seja, 47 é o número médio de episódios por podcast.

 

Sem covid-19, público fica mais interessante para anunciantes

 

Seguindo a tendência de crescimento no investimento de áudio digital, o arrefecimento da pandemia também pode resultar em um cenário positivo para os podcasts: o estudo Podcasting Today; O estudo “Podcasting Today; Insight for Advertisers” da Nielsen mostra que os ouvintes de podcast dizem que estão retomando as atividades pré-Covid, o que incluem compras de produtos e serviços. E a empresa de pesquisa indica que “isso é claramente bom para os anunciantes de podcast”.

 

“A retomada de muitas atividades e comportamentos pré-pandemia é uma boa notícia para todos os setores”, afirma Nielsen, e, segundo uma nota do portal RAIN News, isso muda o foco para a eficácia do benchmark das prioridades de desempenho do anunciante. “Em todos os podcasts (dos quais a Nielsen diz que 2,1 milhões já existem), os anunciantes podem esperar 71% de recalls de marca e 67% de aumento de marca”, destaca o portal norte-americano.

 

“À medida que os podcasts continuam a encontrar novos públicos – e esses públicos aumentam o tempo que passam ouvindo – as marcas que podem obter informações dos dados do público encontrarão públicos prontos para a transição de ouvinte para cliente”, conclui a Nielsen em seu estudo.

 

Com informações do RAIN News, Nielsen e Listen Notes / AESP

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