Aparelhos serão vendidos no Japão em dezembro, a partir de US$ 1.200
TÓQUIO. A Toshiba acredita ter encontrado a solução para quem gosta de 3-D mas odeia os óculos necessários para assistir às imagens tridimensionais.
A empresa apresentou ontem em Tóquio, na feira de eletrônicos Ceatec, o primeiro televisor de alta definição em 3-D que dispensa o uso de óculos especiais — uma das maiores queixas dos consumidores.
Os modelos, batizados de Regza GL1, serão vendidos no Japão a partir de dezembro.
Eles são pequenos para os atuais padrões: 12 e 20 polegadas, por US$ 1.400 e US$ 2.800, respectivamente. A tecnologia ainda não está avançada o bastante para o uso em telas maiores. Mas a empresa apresentou também um protótipo de 56 polegadas, sem previsão de chegar ao mercado.
A Toshiba usa nos televisores uma “película lenticular perpendicular”, que consiste em uma série de pequenas lentes que direciona a luz para nove pontos em frente ao televisor.
Se o telespectador estiver sentado a uma distância correta, o próprio cérebro se encarrega de transformar as imagens desses pontos em 3-D.
Masaaki Osumi, presidente de Produtos Visuais da Toshiba, disse à rede BBC que “é obviamente mais natural ver televisão sem óculos”.
Segundo a Toshiba, a distância ideal para o modelo de 12 polegadas é de 65cm, e para o de 20 polegadas, de 90cm. O fato de ficar muito próximo da tela, somado ao preço elevado, pode ser um empecilho para que o novo televisor faça sucesso entre os consumidores.
Além disso, ressaltou o “Wall Street Journal”, a imagem fica borrada se o telespectador se mexer bruscamente.
Os televisores utilizam o processador Cell, originalmente projetado para o PlayStation 3, para processar as imagens. Seu sistema 3-D é similar ao usado no console de mão 3DS da Nintendo, que também dispensa o uso de óculos. A Toshiba disse esperar vender mil unidades por mês no Japão, mas não informou quando os televisores 3-D chegarão a outros países.
Apesar de a televisão 3-D ainda estar engatinhando, as emissoras já correm para oferecer conteúdo na nova tecnologia.
Na semana passada, as britânicas Sky e Virgin lançaram no Reino Unido canais para transmissão em 3-D.
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