SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

TV digital chega ao celular com preço popular


11/08/2010

As operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo fecharam um acordo que levará de vez a TV digital ao celular do brasileiro. Segundo Julio Wiziack, da Folha de S.Paulo, canais pagos como Cartoon Network, BBC News e até os que possuem conteúdo erótico andarão no bolso dos clientes.

Os canais em alta definição custarão até R$ 29,90 e o valor não será cobrado obrigatoriamente junto à conta telefônica – fica a critério do cliente escolher se prefere o cartão de crédito. A assinatura mensal do serviço já inclui acesso à rede 3G e, caso o usuário possua um pacote de dados, nada será debitado do que ele contratou.

A novidade deve aparecer no mercado em outubro, mas só quem tem celular com conexão à banda larga de terceira geração poderá solicitá-la à operadora. Como o conteúdo fica armazenado em servidores, por enquanto é impossível assistir à TV paga móvel sem web. Além disso, apesar de o produto ser disponibilizado a smartphones como Blackberry e iPhone, só alguns modelos – ainda em fabricação – receberão o sinal em alta definição.

Como funciona?
Ter TV paga no celular será simples. O cliente não precisará do intermédio de empresas como NET ou TVA, basta solicitar o serviço à própria operadora de telefonia.

O conteúdo é o mesmo disponibilizado para os televisores, mas o processo de triagem é diferente: o satélite envia o sinal para um servidor integrador e este distribui para as operadoras – tanto de TV quanto de celular. No caso das teles, o sinal vai para a antena e depois para o usuário.

Atualmente, a maioria das operadoras de celular cobra por hora pelo conteúdo digital. Na Tim e na Oi, a oferta máxima sai por R$ 9,90 (por 24 horas de uso); na Vivo, que vende vídeo de maneira unitária, o mais caro sai por R$ 14,90 ao mês. Já a Claro cobra R$ 9,90 mensais pelo pacote completo.

O problema do modelo atual é que o tempo comprado não vira crédito, então o cliente não pode voltar a assistir no dia seguinte.

Redação Adnews, com informações da Folha de S.Paulo

Fonte: AD News – Notícias

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo