SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

TV digital não concorrerá com Internet, diz assessor da Presidência



Por Redação do IDG Now!
Publicada em 16 de agosto de 2010 às 11h34

Segundo André Barbosa, o modelo nacional será convergente e integrado ao uso da web, ao contrário do que acontece nos EUA e Europa.

Diferente das políticas adotadas nos Estados Unidos e na Europa, o modelo brasileiro de TV Digital não competirá com a internet. A declaração foi feita pelo atual assessor especial da Presidência da República André Barbosa. Segundo ele, enquanto outros locais do mundo adotam medidas para diminuir o serviço gratuito de televisão e estimular o uso pago, no Brasil essas tecnologias serão integradas.

“Os Estados Unidos e alguns países europeus têm, aos poucos, caminhado no sentido de pôr fim à comunicação aberta e gratuita. E acreditam que, no futuro, internet e televisão se fundirão até se tornarem a mesma coisa”, declarou Barbosa,“ No entanto, nós não pensamos assim. O Brasil adotou uma posição diferente”.

Para o assessor, o modelo nacional incluirá uma nova tecnologia de forma convergente, buscando a inclusão digital.

“Broadcasting [TV] e banda larga [internet] não são a mesma coisa. Uma coisa é você fazer uma conexão que parte de um ponto específico e vai para todos os demais pontos. Outra coisa é você conectar um ponto a outro. Essas tecnologias podem até assimilar recursos uma da outra, mas não têm como se tornarem a mesma coisa, até porque a internet não vai substituir a produção audiovisual das TVs, que têm por base o cinema”, disse ele.

Smartphones e Celulares

A partir de outubro deste ano, canais de TV a cabo poderão ser sintonizados de modo digital por smartphones e celulares. O serviço será oferecido pelas empresas Vivo, Claro, Oi e TIM e usará as redes 3G dos aparelhos. Os pacotes custarão cerca de 30 reais

O pagamento deste conteúdo poderá ser feito na conta telefônica ou via cartão de crédito, sendo que o processo pode ser feito no próprio telefone.

(com Agência Brasil)

 

Fonte: IDG Now ! – Internet

Pular para o conteúdo