Convergência Digital – Cobertura Futurecom
:: Ana Paula Lobo :: 28/10/2010 :: TV digital
O alerta foi dado pela IBM ao analisar o potencial de oportunidades de negócios da TV Digital, especialmente, com a demanda de aplicativos. A empresa, aliás, apresentou uma proposta polêmica: pediu a liberação de importação de mão de obra especializada para atender à demanda enquanto não se formam profissionais na área.
“O mundo da TV é de milhões, o mundo da internet é de milhares”, afirmou Marco Bravo, diretor de serviços da IBM, ao participar de painel sobre TV digital no Futurecom 2010, nesta quinta-feira, 28/10. O exemplo dado pelo executivo destina-se a provar que a indústria de software nacional precisa se mobilizar para o desenvolvimento de aplicativos interativos para a TV Digital, usando o Ginga. “Percebemos que a mobilização ainda é pequena”, completa.
Como há escassez de mão de obra na área de tecnologia – no Brasil e no mundo – Bravo, da IBM, admitiu que a proposta da companhia de ‘importar’ profissionais é polêmica, até porque o custo de um recurso de fora é o triplo de um local, mas adiantou que é a solução de curto prazo para se cumprir um prazo de desenvolvimento se a meta é a Copa de 2014, por exemplo.
E a ideia foi, de fato, polêmica. O assessor chefe da Casa Civil, André Barbosa, reagiu. Segundo ele, antes de importar profissionais de outros países, especialmente, da Índia, é necessário repatriar especialistas brasileiros.
“É muito mais saudável para a nossa economia”, disparou, apesar de reconhecer que há, sim, uma escassez de profissionais para a TV Digital. Barbosa, no entanto, diz que é primordial para o Brasil, antes de ceder às regras para importação de mão de obra, estruturar uma política sólida para a formação de especialistas nacionais.
No debate sobre TV Digital, o assessor chefe da Casa Civil revelou ainda um importante passo para alavancar a interatividade no país: a Totvs cedeu a sua suíte de testes ao Fórum SBTVD. O passo é importante porque o uso da plataforma ajudará no processo de certificação de receptores interativos para garantir compatibilidade e interoperabilidade entre os aplicativos.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.