Desde os primeiros segundos desta quinta-feira (22), os moradores de Franca, Ribeirão Preto e mais 43 cidades do interior de São Paulo já contam exclusivamente com o sinal digital de televisão.
Com o fim do sinal analógico nessas regiões, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas com um sinal de TV mais nítido e sem ruídos.
Na próxima quarta-feira (28), será a vez de Florianópolis (SC) e mais quatro cidades catarinenses contarem também com o novo sinal.
As cidades de Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, com previsão inicial de desligamento para fevereiro, tiveram o cronograma adiado pelo Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) para o dia 28 de agosto, já que o índice de domicílios aptos a receber o sinal digital de TV aberta ainda está muito baixo. De acordo com portaria do governo, o índice mínimo exigido para o fim das transmissões analógicas é de 90%.
“O importante é que a população se prepare para não perder sua programação preferida. Queremos que todos continuem tendo em suas casas as informações, serviços e entretenimento gratuitos que apenas a TV aberta oferece”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.
O sinal digital chegará no mês de março aos moradores de Porto Alegre e mais 107 cidades do Rio Grande do Sul, São Luís e outros 10 municípios do Maranhão, além de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, ambos em São Paulo.
Em maio, mais de 80 cidades irão contar com o novo sinal de TV. Entre elas as capitais Aracajú (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI). O Gired irá se reunir no final do mês de março para apresentar a pesquisa de aferição do sinal digital nessas regiões.
Conversores digitais:
Os kits digitais compostos por conversor, antena e controle remoto continuam sendo distribuídos gratuitamente para famílias que participam de programas sociais do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos. Para agendar a retirada é só ligar gratuitamente para o número 147.
Patrulha Digital:
Estudantes voluntários do SENAI estão sendo capacitados para instalar os kits digitais. Eles percorrem as casas, ajudando as famílias na instalação do conversor, da antena e a sintonizar o canal de TV. O agendamento da visita também é feito pelo 147.
Fonte: Escrito por Fernando Meira Dias