Pouco mais de um ano e meio após seu lançamento, em São Paulo, sinais de TV digital já cobrem mais da metade dos domicílios com televisores no Brasil, mas apenas 3% deles usufruem da nova tecnologia, que oferece imagem e áudio de melhor qualidade.
A TV digital já foi lançada em 22 cidades/metrópoles, onde se concentram 53% dos 53,4 milhões de domicílios com TV. Nesses domicílios, vivem 95,2 milhões de pessoas, ou 49,8% da população brasileira.
Segundo o Fórum de TV Digital, entidade que reúne fabricantes, emissoras e governo, já existem 1,6 milhão de receptores de televisão digital no Brasil. A estimativa inclui cerca de 1,2 milhão de televisores com receptores digitais integrados ou com caixas decodificadoras e 400 mil celulares e minitelevisores que captam TV digital.
O número de receptores ganhou impulso nos últimos meses, mas ainda é muito pequeno em relação à área de cobertura. Executivos apostam que a Copa de 2010 e que a popularização de celulares com TV levarão a um crescimento muito rápido do uso da tecnologia.