A ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) apresenta a 12ª edição do Mídia Fatos, publicação anual que reúne dados, estudos e perspectivas sobre a evolução do setor de TV por assinatura no Brasil. Os números revelam que, em 2011, houve um aumento dos investimentos publicitários e da demanda dos anunciantes.
As estimativas da ABTA são de que o faturamento publicitário do setor no último ano atingiu cerca de R$ 1,2 bilhão, contra R$ 1 bilhão contabilizados em 2010. E, de acordo com o Projeto Inter-Meios (de outubro de 2011), a TV por assinatura foi o meio que acompanhou o segundo maior crescimento (17,47%) no volume total de investimentos publicitários.
As informações divulgadas no Mídia Fatos apontam que só no primeiro semestre de 2011 foram realizadas 1,24 milhão de inserções publicitárias nos canais por assinatura e o faturamento publicitário do setor foi quase 10% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano anterior.
O aumento da base de assinantes de TV paga em 2011 potencializou os resultados publicitários no setor. O número de usuários no Brasil teve uma ampliação de 30,45% no último ano, ao atingir mais de 12,7 milhões de domicílios, que equivalem a cerca de 42 milhões de telespectadores.
“O último ano foi um período extremamente importante para a expansão do setor de TV por assinatura no país. E a relação com os anunciantes desse segmento cresce em ritmo equivalente. Basta verificar o volume de verbas destinadas ao meio, que tem aumentado em ritmo acelerado dentro do cenário da publicidade brasileira”, afirma Alexandre Annenberg, presidente-executivo da ABTA.
Além do crescimento no volume de usuários, outros fatores justificam o interesse crescente dos anunciantes pela publicidade na TV por assinatura, os principais deles são a flexibilidade de customizar campanhas e a oportunidade de segmentação da audiência. O Mídia Fatos mostra ainda que hoje os assinantes dos serviços de TV por assinatura no Brasil apresentam um poder aquisitivo e uma capacidade de compra superior à média dos usuários de qualquer outro meio de comunicação.
Outra tendência mostrada no anuário é que o setor tem ampliado sua abrangência entre usuários da Classe C, que hoje representam cerca de 18% dos domicílios assinantes de TV paga e concentram aproximadamente 30,1% da audiência do setor, de acordo com pesquisa Ibope Media, realizada no primeiro semestre de 2011.
Para os próximos anos, estimativas da Anatel e Banco Fator apontam que, até 2015, o mercado de TV por assinatura deve ultrapassar os 20,2 milhões de domicílios, com uma base de mais de 66 milhões de telespectadores no Brasil.
Para 2012, por conta da aprovação da Lei 12.485, a qual estabelece a concessão de novas licenças para que empresas de TV por assinatura operem no mercado brasileiro, as perspectivas são de uma ampliação do setor, que tende a beneficiar usuários e anunciantes. “Existe a expectativa de um aumento da capilaridade dos serviços, da competição entre as operadoras e a possibilidade de aumento na quantidade de assinantes”, pontua o presidente-executivo da ABTA, que acrescenta: “Isso permite vislumbrar que este será mais um ano importante para a evolução do setor e uma oportunidade ímpar para a expansão da publicidade nesse mercado.”
Fonte:AD News – TV