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TV paga sofre com crescimento de serviços online de streaming

A programação de vídeos sob demanda conquista a cada dia novos adeptos e, embora os canais de TV paga também ofereçam a possibilidade de assistir programas no horário mais oportuno para cada pessoa, serviços de streaming online com preços mais acessíveis, como Netflix, estão em alta na preferência dos brasileiros.


De acordo com o Estudo global sobre vídeo sob demanda, elaborado pela Nielsen, no Brasil, sete em cada dez pessoas dizem ver a programação VOD (vídeo on demand, na sigla em inglês). Junto a isso, os números mostram que 23% dos brasileiros já usufruem desse serviço por meio de sites de streaming, com tendência de crescimento para os próximos anos. Em comparação com os demais países da América Latina, o Brasil fica atrás somente do Chile na intenção de cancelar assinaturas de TV a cabo para consumir apenas vídeos online sob demanda.


Atualmente, o país já apresenta um índice menor que os vizinhos na proporção de consumidores de TV paga. Enquanto nos vizinhos 56% da população tem TV por assinatura, no Brasil, esse número é 47%.
O impacto do crescimento de assinaturas de serviços online a longo prazo é ampliado, principalmente, por sua popularidade entre os consumidores mais jovens das Gerações Z, que abrange consumidores de 15 a 20 anos, e Millennials, de 21 a 34 anos.


De qualquer forma, segundo conclusão da Nielsen, o estudo mostra que os serviços online e tradicional não são exclusivos, mas, sim, complementares.


O computador e o celular são os dispositivos mais utilizados pelos brasileiros para assistir vídeos sob demanda. Enquanto na América Latina a média de uso de celular para assistir VOD é de 57%, no Brasil esse número aumenta para 61%. O computador, na liderança, é usado por 81% dos latinos e dos brasileiros – o que, segundo a consultoria, representa um percentual bem expressivo. Outro dado interessante é que 23% dos entrevistados latino-americanos assistem VOD mais de uma vez por dia. Entre os brasileiros, o índice é de 24%.


“As opções atuais são tão variadas que, hoje, sentar-se na frente da tela na sala e esperar o programa favorito começar no horário definido não é mais o que os consumidores esperam. O crescimento da programação de vídeo sob demanda traz diversas opções nas quais os espectadores podem baixar ou transmitir conteúdo a partir de um pacote de TV tradicional ou de uma fonte online, criando grandes oportunidades para os consumidores, que agora têm mais controle do que nunca sobre o que, quando e como assistir”, conclui Calazans.


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