A TV aberta, apesar de ainda ser o principal meio usado pela população para se informar no Brasil, perde espaço para as redes sociais entre os grupos mais jovens.
A pesquisa Datafolha mostrou que a TV aberta é a principal fonte de informação para 50% dos adultos com 25 anos ou mais. Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse índice cai para 34%.
Enquanto isso, as redes sociais apresentam movimento inverso entre os três grupos.
Entre adolescentes de 12 a 15 anos, 32% se informam principalmente por sites como o Facebook. O número cai um pouco entre jovens de 16 a 24 anos (27%) e despenca entre adultos a 7%.
O hábito de se informar pelas redes sociais pode indicar uma evolução do costume de obter informações na internet acessando sites de notícias, blogs e outras páginas de forma “avulsa”. Isso porque boa parte do que é compartilhado entre amigos nas redes sociais e em grupos de mensagens tem origem em outros canais da web.
Em 2014, a Folha fez um levantamento e constatou que 61% do conteúdo compartilhado em redes sociais tinha origem na mídia profissional –jornais, portais, TVs, rádios, sites de notícias locais ou imprensa internacional. (BR)
Fonte:Folha de São Paulo – Especial