02-05-2010
Quem viu Avatar e agora Alice no País das Maravilhas dificilmente não se impressionou com a tecnologia tridimensional na tela grande do cinema. Agora, aos poucos, os óculos característicos também começam a ganhar as salas dos brasileiros. As empresas sul-coreanas LG e Samsung já colocaram no mercado as TVs 3D e Sony e Philips prometem lançar suas telas depois da Copa do Mundo.
Custo x benefício
Com preços iniciais de aproximadamente R$ 5,6 mil em telas de 40 polegadas e que podem chegar a mais de R$ 15 mil em displays maiores, como este de 55 polegadas da Samsung, além de haver a necessidade de adquirir kits vendidos separadamente com os óculos e tocador de Blu-ray numa faixa de preço superior a R$ 1,5 mil, o investimento nos equipamentos 3D de televisão ainda não parece ser um bom negócio. Não só pelo preço salgado, mas, principalmente, pela falta de conteúdo para ser exibido.
HDTV x TV 3D
Assim como na TV em alta definição, não basta ter a aparelhagem adequada para assistir televisão em 1080p, o telespectador depende da disponibilidade do conteúdo por parte das emissoras de TV. NO 3D será a mesma coisa. As programações terão que ser geradas em terceira dimensão para serem exibidas pelos televisores com o auxilio dos óculos especiais. Tirando por base a pouca quantidade de conteúdo em HD (High Definition) disponibilizada atualmente na televisão brasileira, o crescimento da programação em 3D também não deve ter um ritmo muito acelerado.
Copa do Mundo
A primeira experiência massiva de televisionamento ao vivo em 3D será a Copa do Mundo da África do Sul, ainda em fase experimental. Outra oportunidade de curtir o home cinema 3D será com filmes em Blu-ray adaptados para a tridimensionalidade nas telas das TVs. A terceira via para obtenção de conteúdo para a TV 3D será a dos jogos. O Playstation 3 receberá uma atualização do sistema, em breve, para tornar-se compatível com a tecnologia.
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