SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

VIRTUAL E SOCIAL


Página 12

Rádios online investem em novo formato de consumo de música com aplicativos para celulares e compartilhamento nas redes sociais

Sintonizar”, “frequência” e “hertz” são palavras quase obsoletas no vocabulário de uma geração que vem mudando a forma de consumir música no Brasil. Foram todas substituídas por “clicar”, nosso anglicismo contemporâneo favorito. Parte da culpa por este fenômeno é das rádios online — que, apesar de já estarem presentes na rede há alguns anos, têm se reinventado bastante nos últimos tempos. A moda das redes sociais e o dinamismo de smartphones e iPads estão forçando uma revolução naqueles pobres players antigos, que simplesmente tocavam música.

É o caso da Rádio UOL, uma das primeiras rádios online do Brasil. Quase dez anos após sua estreia no “dial virtual”, em 2000, ela sofreu uma repaginada ano passado. Agora, as playlists e os programas podem ser compartilhados via Orkut, Twitter e Facebook, de onde, inclusive, a rádio emprestou o botão “curtir”, que coloca as faixas favoritas do ouvinte diretamente em sua página na rede social.

Com mais de cem canais, que vão da bossa nova às coletâneas, passando pelo indie rock e o axé, a rádio é uma das mais plurais da rede.

Abrangência e interatividade são as palavras chave para o negócio, segundo o diretor de Showbiz da Uol, o norueguês Jan Fjeld: — O grande lance da rádio online é que ela pode ter tudo, e o usuário vai segmentar do jeito que quiser.

Entre as brasucas mais recentes no mercado, a Rádio Skol foi criada em dezembro passado e já colhe os louros do formato. Em maio, o número de acessos cresceu 200%, quando comparado ao mês anterior. Em junho, foi a vez de lançar um aplicativo para iPhone e iPod Touch que, além da rádio, ainda oferece agenda de shows e eventos, acesso ao Twitter e vídeos da marca, alguns deles virais produzidos exclusivamente para a internet. Segundo o gerente de comunicação da Skol, Ricardo Marques, a iniciativa foi essencial para atender às demandas do público.

— A internet tem esse poder de segmentação on time, que é importante para manter contato com o nosso público, que é jovem de espírito, antenado e irreverente e, por isso, divide opiniões e experiências de forma instantânea.

 

Fonte: O Globo – Revista Digital

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo