TV continua a ser fonte de informação mais utilizada, segundo pesquisa Máquina/Vox Populi
Apesar de ser o quarto colocado quando o assunto é fonte de informação mais utilizada, o meio rádio foi apontado como veículo de maior credibilidade em pesquisa de mídia encomendada pelo Grupo Máquina ao Instituto Vox Populi. Segundo o levantamento, os sites de notícias aparecem logo atrás, enquanto que jornais e revistas perderam espaço.
Em uma escala de 1 a 10, o rádio conquistou a maior nota média entre os conceitos de avaliação de credibilidade (8,21), muito pouco à frente de Internet (8,20), TV (8,12), jornal (7,99), revista (7,79) e redes sociais (7,74).
A TV continua é ser a principal fonte de informação no País, com 55,9% da preferência, seguida pela internet (20,4%), jornal impresso (10,5%), rádio (7,8%), redes sociais (2,7%), versão online dos jornais impressos (1,8%), revista impressa (0,8%) e versão online das revistas (0,1%).
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas, entre 25 de agosto e 9 de setembro, maiores de 16 anos, no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O objetivo era identificar como o brasileiro se informa hoje em dia e qual o seu comportamento na freqüência de consumo de mídia.
Além de perguntar qual a fonte de informação preferida, a pesquisa quis saber quais são as mais acessadas no dia-a-dia do brasileiro. A televisão é vista por praticamente todos os entrevistados, somando 99,3%, seguida por rádio (83,5%), jornal impresso (69,4%), Internet – sites de notícias e blogs de jornalistas – (52,8%), revista impressa (51,1%), redes sociais – Twitter, Orkut, Facebook, etc – (42,7%), a versão online dos jornais impressos (37,4%) e a versão online das revistas impressas (22,8%).
Em relação à frequência de utilização dos meios, 88,6% assistem TV todos os dias; 3,1% apenas de segunda a sexta-feira; 2,5% apenas nos fins de semana; 5,1% sem frequência definida e 0,7% não se informa pelo meio. Já o rádio atrai a atenção diária de 59,5% dos entrevistados; de segunda a sexta-feira de 5,1%; nos fins de semana de 4,6%; sem frequência definida 14,2% e 16,5% não se informa pelo meio. Na mesma ordem, sites e blogs jornalísticos apresentaram: 30,9%; 3,8%; 4,1%; 14% e 47,2%. Jornais impressos: 28,5%; 7%;10,8%; 23% e 30,6%. Redes sociais: 24,9%; 3,4%; 3,9%; 10,5% e 57%. Jornais online: 16,7%; 5,3%; 3,2%; 12,1% e 62,3%. Revistas: 10,4%; 8%; 7,5%; 25,1% e 48,9%. Sites das revistas: 7,5%; 3,6%; 2,2%; 9,4% e 77,2%.
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