30/11/09
Na próxima quarta-feira a TV digital brasileira completa 2 anos. A primeira vista, ela pode parecer um case de sucesso. De acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), até hoje já foram comercializados mais de 2 milhões de receptores, entre set-top boxes, televisores, celulares e conversores para computador.
O número de municípios brasileiros que recebe o sinal digital chega a 26, o que supera o cronograma oficial. Vizinhos como Argentina, Chile, Venezuela e Peru já aderiram ao padrão nipo-brasileiro. Cuba e Equador avaliam se adotarão o mesmo sistema. Há ainda os países da África. “Vou para Moçambique hoje, para apresentar a tecnologia para 250 representantes de vários governos africanos”, afirma o presidente do Fórum do SBTVD Frederico Nogueira.
Apesar dos indicadores de sucesso, a TV digital brasileira ainda encontra um grande desafio: fazer com que o consumidor a entenda. Os fabricantes fazem a sua parte, através de demonstrações, treinamento de vendedores e sites especializados na nova tecnologia e emissoras, fabricantes e governo, reunidos no Fórum do SBTVD já preparam uma campanha de esclarecimento para janeiro de 2010.
Marcelo Portella Daniel, diretor de Eletrônicos de Consumo da Samsung, avalia que o consumidor sabe que a TV digital é melhor que a tradicional analógica, mas não entende muito bem o porquê. Para elucidar as dúvidas, desde o começo deste mês a Sansung passou a comparar a qualidade dos dois sistemas em algumas lojas e shopping centers. Daniel destaca que as vendas têm dobrado nesses lugares.
Mesmo após dois anos do lançamento, o consumidor ainda confunde TV digital com TV paga. Empresas de TV a cabo como a Net, a Sky e a TVA também possuem seus pacotes digitais. Os serviços via satélite da Sky são digitais desde o começo. A TV digital, porém, possui características próprias e é necessário um equipamento específico para assisti-la. Se o televisor não for específico para TV digital, é necessário um conversor chamado set-top boxe, além de uma antena UHF.
Outra dúvida comum é confundir o padrão digital com a alta definição. Nem todo programa da TV digital é em alta definição, mas mesmo assim oferece uma qualidade de vídeo seis vezes melhor que a analógica. Para assistir TV em alta definição, é necessário um aparelho no formato Full HD. Se uma TV de tudo for ligada ao padrão digital, terá a imagem melhorada, mas jamais exibirá em HD. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Redação Adnews
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.