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A era de ouro da televisão americana



Quando o piloto de um novo seriado de TV custa US$ 18 milhões e é dirigido pelo mestre do cinema Martin Scorsese, fica difícil argumentar contra os que veem na última década a era de ouro da televisão, um período de apogeu criativo. O seriado em questão é ‘Boardwalk empire — O império do contrabando’, que estreia hoje para os brasileiros, às 22h, na HBO, e já tem a segunda temporada assegurada.


O criador de ‘Boardwalk empire’, uma saga sobre o surgimento da máfia na Atlantic City dos anos 20, é o roteirista Terence Winter, autor de ‘Família Soprano’, a série que é considerada por muitos críticos o maior êxito dos anos 2000 na televisão, com sete temporadas de sucesso, também na HBO.


— Espero nunca ter que trabalhar em outro lugar. A HBO tem um enorme respeito pelos artistas que emprega, ela os contrata e deixa que façam seu trabalho.


Não é que os executivos não tenham ideias ou opiniões, mas eles não se deixam levar pela covardia nem pelo medo de que o público não vá entender algo — disse Winter a jornalistas estrangeiros, em entrevista que antecedeu o lançamento de ‘Boardwalk empire’ nos Estados Unidos, em setembro.


Contemplando as elites culturais A disseminação da TV a cabo, o avanço da tecnologia de alta definição e o uso da internet para baixar programas e para criar comunidades de discussão estão entre os fatores que fizeram a TV decolar como uma forma de produção cultural de prestígio.


Para a pesquisadora de História da Cultura Karen Hornick, da New York University (NYU), com seriados como ‘Família Soprano’ a TV ganhou estatura, e passou a ocupar um espaço deixado pelo cinema.


— As mudanças na tecnologia e na economia da cultura de massa favoreceram a televisão, em detrimento do cinema. Hollywood tem que produzir blockbusters que tenham apelo a uma certa demografia, mas nos EUA hoje a maioria das casas tem TV a cabo, com pacotes que incluem desde a HBO até os pequenos canais, e eles podem realmente focar em plateias bem específicas, fazer programas dirigidos às elites culturais de Los Angeles e Nova York — diz a professora da NYU.


No fim do ano passado, recapitulando a década, a crítica de TV da revista ‘New York’, Emily Nussbaum, escreveu que os anos 2000 foram ‘a primeira década em que a televisão se tornou reconhecida como arte, como grande arte’. Foi também a década dos reality shows, sem dúvida. Mas, entre as produções de ficção de maior destaque, são citadas pelos especialistas ‘Família Soprano’, ‘Mad men’ — que, em sua quarta temporada nos EUA, continua arrebatando público e crítica com seu retrato minucioso do mundo da publicidade americana nos anos 60 —, ‘Breaking bad’, ‘The wire’, ‘The West Wing’, ‘Sex and the city’, ‘Lost’ e ‘24 horas’.


Para Alan Sepinwall, respeitado crítico e blogueiro de TV, a década de 2000 deixou os anos 90 (de ‘Friends’, ‘Seinfeld’, ‘ER’ e ‘NYPD Blue’) na poeira. O curioso, observa ele, é que muito desse sucesso veio da TV a cabo, que trouxe ‘uma divisão de público que muitos temiam que fosse destruir a TV’: — Como hoje são poucos os programas dos quais se esperam sucessos de massa, ninguém precisa tentar ser tudo para todos os espectadores, e essa capacidade de fazer o melhor programa possível, em vez de o programa com a maior apelo de audiência, levou ao que deve ter sido a década mais criativa da História da TV.


Segundo Karen Hornick, a pesquisadora da NYU, a TV vive sua terceira e mais importante idade de ouro nos EUA. A primeira foi na passagem dos anos 50 para os 60, mas a linguagem ainda era mais como a de um teatro filmado.


Nos anos 80, os seriados começaram a ter arcos narrativos mais longos, lembra ela, que se interessou por TV a partir da comparação com a publicação de romances europeus em capítulos no século XIX, como ‘Madame Bovary’, de Gustave Flaubert.


Na fase atual, a TV teria chegado à sua maturidade.


— A TV está atingindo pessoas com um nível cultural e educacional muito alto. A ideia de que a TV era algo desprezível, que estava abaixo do nível dessas pessoas, desapareceu.


Por muitos anos, diretores de cinema de grande prestígio ganhavam dinheiro fazendo comerciais para a TV anonimamente.


Mas agora eles estão assinando seus trabalhos, não há mais estigma — afirma Karen.


A atriz escocesa Kelly MacDonald (de ‘Onde os fracos não têm vez’ e ‘Gosford Park’), que encarna um dos principais papéis femininos de ‘Boardwalk empire’, concorda: — É uma época fantástica para estar na TV americana: há grandes oportunidades, muitos talentos estão sendo atraídos.


Ao mesmo tempo o cinema está mais preocupado com dinheiro do que costumava estar, fazendo continuações, essas coisas.


Gustavo Grossmann, vice-presidente e gerente geral da HBO Latin America, diz que a HBO conseguiu não apenas destruir este estigma completamente, como também criar um cenário novo. Ele cita séries como ‘The Pacific’, ‘Família Soprano’, ‘True blood’, ‘The prisoner’ e ‘Boardwalk empire’, e filmes como ‘You don’t know Jack’ e ‘Grey Gardens’, que levaram à TV nomes como Tom Hanks, Steven Spielberg, Martin Scorsese, Al Pacino, Susan Sarandon, Claire Danes, Anna Paquin, Jim Caviezel e Ian McKellen.


— Hoje, a TV se transformou no ambiente ideal para que produtores, atores, diretores e roteiristas criem e trabalhem em grandes produções. Um diretor que trabalha com a HBO tem em média 12 horas para contar uma história, no caso de uma série, por exemplo. Isso permite que toda a equipe trabalhe de modo mais cuidadoso e detalhista, o que resulta em produções mais intensas e verdadeiras — diz Grossman.


Crise econômica é ameaça A grave crise econômica em que os Estados Unidos estão mergulhados é, no entanto, uma ameaça, e os especialistas já apontam os primeiros sinais de que a festa pode estar chegando ao fim, com problemas nas grandes redes de TV. Nenhum lançamento do porte de ‘Lost’ e ‘24 horas’ foi feito pelas grandes redes americanas em 2010.


— É possível que já tenhamos atingido o apogeu — admite Karen Hornick.


A resposta, com os produtores,diretores e atores de TV.

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