Objetivo é reduzir queixas de clientes
DE BRASÍLIA
A Agência Nacional de Telecomunicações fixou novas regras de qualidade de telefonia fixa, que entram em vigor em 120 dias.
O objetivo é reduzir o número de queixas dos usuários. Assim que a medida entrar em vigor, o total de reclamações não poderá ultrapassar 4% em relação às chamadas realizadas. Em 2014, esse percentual cai para 3% e, em 2015, para 2%.
A punição para o descumprimento das metas será estabelecida pela Anatel em cada caso. Geralmente a empresa é multada.
A agência reguladora também vai exigir que as empresas realizem pesquisas de satisfação de seus usuários.
Os erros nas contas e as necessidades de reparos nas linhas também serão fiscalizados pelo órgão regulador. O número de erros em conta não poderá ser superior a 2,5 para cada 1.000 contas.
Já o número de solicitações de reparo de conexões individuais não deve exceder 2 pedidos a cada 100 linhas.
Além de buscar diminuir o número de reclamações dos usuários, a Anatel também quer aumentar o índice de solução dos problemas.
Em 120 dias, a porcentagem entre as reclamações recebidas na Anatel e as recebidas na empresa não poderá ser superior a 4%. Em 2014 essa porcentagem cai para 3% e, em 2015, para 2%.
Fonte:Folha de São Paulo -Mercado