SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

NAB Show 2024 vai destacar temas como uso de IA pelo rádio, carros conectados e geração de novas receitas

São Paulo – Delegação brasileira também contará com uma programação exclusiva especial, como o “Encontro da Radiodifusão” da ABERT, no Bellagio Hotel & Casino

O NAB Show 2024 está chegando e já mobiliza boa parte da radiodifusão internacional, preparando-se para participar do evento. Segundo a mídia especializada, a programação deste ano contará com várias sessões dedicadas ao rádio, explorando como utilizar a IA (inteligência artificial) para criar conteúdos efetivos, aumentar a receita e melhorar eficiências. Assuntos como carro conectado, conteúdo hiperlocalizado, estratégias promocionais, marketing operacional, entre outros, também estarão em foco. Paralelamente a isso, a radiodifusão brasileira contará com eventos especiais, como o Encontro da Radiodifusão promovido pela ABERT, no dia 16 de abril. O NAB Show 2024 ocorrerá de 13 a 17 do próximo mês, em Las Vegas (EUA).

A mídia especializada local destacou que a IA será um tema dominante na programação do NAB Show 2024. O evento educacional contará com três sessões dedicadas ao rádio, explorando como se deve utilizar a IA no dia a dia das emissoras. Além disso, haverá uma ampla gama de sessões adicionais sobre IA, expositores e demonstrações no local do evento e em tours.

De acordo com Curtis LeGeyt, presidente e CEO da NAB, as sessões educativas sobre aplicações práticas de IA no rádio, abrangendo criação de conteúdo, vendas, estratégias de marketing e operações, são fundamentais para as emissoras. E, diante da intensa competição por verbas publicitárias, o evento deste ano dará ênfase especial às estratégias geradoras de receita para o rádio, incluindo publicidade política, mídia digital, o carro conectado, conteúdo hiperlocalizado, esportes e estratégias promocionais.

Desenvolver novos fluxos de receita e maneiras inovadoras de engajar os ouvintes para permanecer lucrativo são objetivos-chave das estações de rádio, segundo April Carty-Sipp, Vice-Presidente Executiva de Assuntos da Indústria da NAB. E a programação deste ano visa alcançar esse tipo de objetivo para os participantes.

Conforme já noticiado pelo tudoradio.com, haverá novamente neste ano o Fórum de Rádio de Mercados Pequenos e Médios do NAB Show, programado para 13 de abril. O evento contará com mesas redondas e palestrantes da indústria, incluindo Pierre Bouvard, da Cumulus Media. Vale recordar que a maioria das análises de consumo de rádio nos EUA e assuntos relacionados são feitas publicamente por Pierre, conforme a redação do portal costuma repercutir.

Após o fórum, o NAB Show 2024 ainda apresentará mais 26 sessões focadas estritamente em rádio, abordando tópicos como IA, publicidade política e digital, maximização de receitas do rádio, estratégias de programação hiperlocal e programação esportiva inovadora. As sessões abrangerão desde a perspectiva econômica da indústria e a paisagem de negociações até recrutamento e retenção de talentos, o carro conectado, conquistando a Geração Alpha, métricas de medição, estratégias de mídia social, adaptação de podcasts para rádio e TV, e questões de programação e vendas.

Além disso, o congresso deste ano incluirá mais de 20 sessões relevantes tanto para rádio quanto para TV, abrangendo uma variedade de tópicos como preparação para emergências, fusões e aquisições, perspectivas econômicas, recrutamento e retenção, e sessões baseadas em dados.

Toda essa programação estará concentrada no chamado “Broadcast District”, assim como já ocorreu em 2023 e foi acompanhado presencialmente pelo tudoradio.com. A área especial fica no Centro de Convenções de Las Vegas e terá seu foco voltado para rádio e TV, hospedando toda a programação de conferências para radiodifusores, além de eventos, oportunidades de networking e expositores de rádio.

De acordo com Carty-Sipp, os participantes sairão com estratégias valiosas e ideias que poderão implementar assim que retornarem às suas estações, além de se conectarem com colegas e parceiros comerciais em uma experiência única que reúne a comunidade de transmissão, mídia e entretenimento.

O NAB Show do ano passado atraiu 65 mil participantes de mais de 160 países, e LeGeyt prevê que o evento deste ano em Las Vegas superará esses números. O NAB Show 2024 ocorrerá de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas (EUA). Associações de rádio do Brasil estão organizando caravanas para acompanhar toda a programação, além da realização de eventos dedicados aos brasileiros. E o tudoradio.com estará novamente presente no local, com uma cobertura exclusiva.

Encontro da Radiodifusão brasileira

A ABERT confirmou na semana passada que realizará o “Encontro da Radiodifusão brasileira” durante o NAB Show 2024. A grade especial será um almoço para empresários, profissionais de rádio e televisão, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações, que estarão presentes em Las Vegas.

O encontro será no dia 16 de abril, no Tower Ballroom do Bellagio Hotel & Casino. E a ABERT também contará com um ponto de encontro no estande da associação, no Centro de Convenções de Las Vegas. Todos os detalhes da programação da ABERT para o NAB Show 2024 estão no hot-site abert.org.br/nabshow. O tudoradio.com também participará desta programação.

Com informações da NAB, portal Inside Radio e da ABERT

Autor: Daniel Starck

fonte: TUDO RÁDIO

Pular para o conteúdo