SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Acesso infantil ao PC é maior do que à web


Levantamento: No Brasil, 57% das crianças já usaram o computador, mas apenas 23% navegaram na internet

Uma parcela expressiva das crianças brasileiras tem contato com computadores, mas nem todas se conectam à rede mundial de computadores. As que acessam a internet, procuram principalmente jogos e sites relacionados a desenhos animados. Essas são algumas conclusões do primeiro estudo feito no Brasil sobre uso de tecnologias da informação e comunicação por crianças de 5 a 9 anos. O levantamento foi feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

De acordo com o estudo, 57% das crianças nessa faixa etária informaram já ter usado computador. Na área urbana o percentual chegou a 60% e na zona rural a 46%. Já o acesso à internet foi menor. Do total de crianças, 23% afirmaram ter se conectado à web. Nas zonas urbanas o índice foi de 25% e nas zonas rurais, de 16%. Entre os fatores citados para o acesso menor estão o preço da conexão, considerado alto por famílias de baixa renda, e restrições do acesso à internet pelas escolas.

Juliano Cappi, analista do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), considerou baixo o percentual de crianças de 5 a 9 anos que acessam a web. Ele observou que 69% dos jovens de 10 a 15 anos usam a internet. “Se uma parte das crianças já está acessando a internet, não vejo por que a outra faixa não possa fazer o mesmo, com orientação dos familiares”, afirmou. Cappi observou que não existem pesquisas semelhantes em outros países, o que dificulta uma avaliação mais aprofundada. “Provavelmente, a próxima leitura apresentará um avanço no percentual de crianças que acessam a rede”, avaliou Eduardo Fumes Parajo, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

O levantamento também mostrou que as crianças se conectam à internet principalmente de casa. Do total que faz uso da web, 49% o fazem de casa; 27% se conectam na escola; 35% acessam da casa de outra pessoa; 25% usam a internet de outro lugar e 1% acessam por celular. Nas zonas rurais, o acesso nas escolas é maior, abrangendo 33% das crianças entrevistadas, contra 26% nas áreas urbanas. “A penetração de computadores nos domicílios rurais é menor, o que aumenta a importância da escola como mediadora entre as crianças e a web”, afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Na rede, a principal atividade das crianças é brincar. Conforme o estudo, 97% das crianças fazem uso de jogos e 56% brincam em sites de personagens de desenhos animados (Disney, Turma da Mônica etc). Entre as crianças, 46% usam a web para fazer pesquisas de escola, 31% conversam com amigos e parentes, 19% trocam e-mails e 5% fazem ligações pelo computador. A pesquisa foi feita com 2.502 crianças, entre 21 de setembro e 27 de outubro de 2009. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Pular para o conteúdo