São Paulo – Curiosidade para os radionautas. A cada dia que passa mais rádios disponibilizam seus áudios ao vivo na internet. A novidade fica por conta da preocupação com a qualidade da transmissão on-line
Rádios convencionais ao vivo via internet não é novidade. Muitas emissoras brasileiras estão enxergando com bons olhos essa nova forma de atingir o público e ampliar a área de atuação no mercado. A nova idéia fica por conta de algo já adotado em outros países e por poucas rádios brasileiras em 2006: áudio on-line com boa qualidade de som e transmissão de dados.
Áudios com qualidade superior ou igual a 32kbps virou algo comum entre as emissoras brasileiras no segundo semestre de 2006. Isso significa uma maior qualidade do som da rádio via internet. Todos os ouvintes ganham com isso, podendo conferir em “alto e bom som” as emissoras brasileiras (ficando perceptível também toda a plástica da rádio). Quando o trabalho é bem realizado através de um servidor compatível, a rádio passa a disponibilizar áudios com mais qualidade sem que o internauta tenha dificuldades de conexão (navegação lenta, entre outros problemas).
Muitas rádios acharam uma forma compatível de transmissão de dados com qualidade, onde a emissora transmite a 64kbps de qualidade e o ouvinte não tem problemas com uma possível lentidão ou falta de conexão. Para quem tem uma boa caixa de som instalada no computador, fica mais fácil de perceber o ganho em qualidade no áudio de determinada rádio on-line. Dica: instale uma caixa de som auxiliar em seu computador (pode ser de um aparelho de som convencional com entrada de vídeo/auxiliar).
Apesar dos avanços, muitas rádios brasileiras andam na contra-mão. Algumas mantém seus áudios na internet (o que já é um ponto positivo), porém com uma baixa qualidade de som e conexão. Outras possuem apenas uma página na internet. Ainda existem aquelas que não investiram na construção e manutenção de um site ou sequer disponibilizam um e-mail de contato.