Anatel conclui análise da licitação das sobras
Foram adjudicadas (autorizadas a transferência) frequências de 1,8 GHz, 1,9GHz e de 2,5 GHz. Contratos devem ser assinados em breve.
Mais de 400 emissoras aguardam liberação do canal FM para migração
A migração do rádio AM para FM apresenta um número alto de emissoras que ainda aguardam a liberação do canal para dar andamento ao processo.
Anatel libera novos canais para migração
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou novo ato que altera o Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM), viabilizando canais na faixa atual para rádios que solicitaram a migração do rádio AM para FM.
Migração AM-FM: Prazo para o “Segundo Lote ou residual” começa em junho
O processo de migração AM-FM está caminhando no Brasil, mesmo com a recente troca na gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. E os prazos informados para as apresentações da documentação seguem os mesmos. As emissoras que estão no “segundo lote” ou “lote residual” devem enviar a documentação necessária a partir de 25 de junho. Vale lembrar que essa etapa contempla as emissoras que deverão ocupar o chamado “FM estendido”, além de outras migrantes que irão para a faixa convencional. Acompanhe:
Tudo sobre a migração do rádio AM-FM
A migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro das FMs tem como objetivo fortalecer as emissoras de rádio que hoje são prejudicadas por interferência no dial AM. Quanto maior a cidade mais difícil é a captação do sinal. Ao mudar para o FM, essas rádios terão um aumento da qualidade do áudio. (Com informações do Tudo Rádio)
Serviços de radiodifusão poderão ser transferidos para a Anatel
As atribuições relacionadas à radiodifusão, umas das principais tarefas do extinto Ministério das Comunicações, poderão ser repassadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Minicom manda Anatel garantir oferta de plano de franquia ilimitada de banda larga fixa
Em um dos últimos atos assinados pelo ex-ministro André Figueiredo, das Comunicações, foi publicada nesta quinta, 12, a portaria que determina à Anatel garantir pelo menos um plano de banda larga fixa com franquia ilimitada por operadora. Além disso, estabelece que a agência deve atuar de modo a permitir a realização de escolhas informadas pelo consumidor de serviços de telecomunicações, “zelando para que as ofertas de serviços sejam transparentes, não enganosas, comparáveis, mensuráveis e adequadas ao perfil de consumo do cliente”.
Governo desiste de desligar totalmente a TV analógica em 2018
O sinal analógico de TV no Brasil não vai mais ser desligado totalmente em 31 de dezembro de 2018. Pelo Decreto 8.753, publicado nesta quarta-feira (11) no “Diário Oficial da União”, a migração do sinal analógico para fortalecer a rede 4G só vai ocorrer nos municípios em que isso será necessário para as teles usarem a faixa de 700 Megahertz (Mhz), ou seja, nas maiores cidades do país.
Dilma assina decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet
Em um dos prováveis últimos atos como presidente da República, Dilma Rousseff assinou nesta quarta-feira (11) o decreto que regulamenta o Marco Civil da Internet, uma espécie de Constituição brasileira para uso da rede mundial de computadores.
Governo autoriza 53 rádios a migrar do AM para FM
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou, na manhã desta terça-feira (10), o termo aditivo que autoriza a migração de 53 emissoras de rádio AM para a faixa FM.