6 de abril de 2010
Quase dois anos e meio depois do início das transmissões de TV Digital em São Paulo, uma das maiores promessas do novo sistema finalmente se transforma em realidade: a interatividade. A LG acaba de colocar à venda dois modelos prontos para rodar aplicações de TV Digital Interativa, conhecida pela sigla DTVi. Outros fabricantes, como a Samsung, prometem lançamentos semelhantes nos próximos meses.
Além de transmitir imagens de alta definição e de poder ser acessada por dispositivos móveis, como celulares, notebooks e TVs portáteis, a interatividade sempre foi um dos maiores benefícios esperados com a implantação do sistema brasileiro de TV digital. O sistema brasileiro de TV digital usa a base tecnológica do sistema japonês. Mas o governo optou por criar aqui um novo software para controlar a interatividade nos aparelhos. Apelidado de Ginga, seu desenvolvimento, entregue a universidades e centros de pesquisa nacionais, acabou atrasando. Somente agora suas especificações estão sendo publicadas, o que viabiliza o lançamento de aparelhos compatíveis pelos fabricantes.
Os modelos disponíveis são os de 42 polegadas e de 47 polegadas da linha Time Machine. Eles custam, respectivamente, R$ 3.999 e R$ 4.999. Os aparelhos de LCD têm resolução Full HD (1.920 por 1.080 pixels), e além do conversor de TV Digital embutido, eles já vêm equipado com o “middleware” Ginga, que permite a interatividade nas transmissões do sinal digital no padrão brasileiro. Os novos aparelhos já podem ser encontrados em lojas selecionadas das redes Casas Bahia, Multisom e Ponto Frio.
Dois anos após o início das transmissões de TV digital aberta, em dezembro de 2007 em São Paulo, os sinais de alta definição hoje cobrem as 28 maiores cidades brasileiras, atingindo cerca de 60% da população do país. Com o barateamento dos aparelhos e conversores, a disseminação das informações sobre as vantagens do novo sistema e um decisivo empurrãozinho da Copa do Mundo, a indústria espera que a venda de receptores digitais este ano, incluindo TVs com receptores embutidos, conversores, e receptores portáteis, supere a marca de 5 milhões de aparelhos. Hoje há no mercado brasileiro 55 modelos de TVs com recepção integrada, cinco modelos de conversores de sinal digital, sete modelos celulares, quatro modelos TVs portáteis e seis modelos de receptores USB para computadores e notebooks.
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