Embora relatório da Anatel mostre que as operadoras móveis ainda têm dificuldades para garantir qualidade na banda larga móvel, o SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras, emitiu comunicado afirmando que as empresas vêm cumprindo praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador.
Segundo o sindicato, na avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, divulgado hoje pela Anatel, “as prestadoras apresentaram desempenho melhor que a meta definida para diversos indicadores nos meses de agosto, setembro e outubro de 2012”, diz a entidade em relação ao serviço de voz, que realmente superou as exigências do órgão regulador.
Para isto, a entidade alega que, no indicador da Anatel que mede o acesso à rede de voz para ligações pelo celular, os clientes estão conseguindo acessar a rede acima da meta de 95% definida pela agência reguladora. No caso de queda de chamadas, outro indicador utilizado pela Anatel para medir a qualidade dos serviços, o desempenho também é satisfatório, tendo sido registrado um índice de queda de menos de 1%, melhor que o limite permitido, que é de 2%.
A análise do SindiTelebrasil sobre o levantamento da agência reguladora é que no índice de acesso à rede de dados, o desempenho está quase na meta e apresentando melhora em outubro, chegando a 96%. A meta estipulada pela Anatel é de 98%.
Da Redação