SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Estoque de endereços de internet será estendido


Próxima do esgotamento, a capacidade de “endereços” disponíveis de internet começa a entrar em fase de reposição pelos provedores de acesso à rede.

Todo computador ligado à internet tem uma identidade chamada IP (Internet Protocol), que o identifica na rede. A versão desse protocolo que existe atualmente é o IPv4, que suportava 4 bilhões de endereços no mundo. A Iana, instituição global que administra a distribuição de protocolos, anunciou que o estoque geral desse IPv4 chegou ao fim. Restam agora estoques locais.

“O Brasil ainda tem sobrevida até 2012. Alguns países não têm”, diz Ari Falarini, diretor da Telefônica, que está em teste para implantar em sua rede um novo grupo de protocolos de endereços chamado IPv6. A instalação ocorrerá em dois anos.

Com o IPv6, no mundo todo, a quantidade de endereços chegará ao número 34 seguido de 37 zeros.

A NET diz que testa o IPv6 desde 2008 e seu equipamento está compatível para recebê-lo. A Embratel também. “Cada empresa escolhe uma solução de rede. A Oi decidirá nos próximos meses”, diz Mauro Fukuda, da Oi.

“Algumas empresas menores já implementaram. As maiores vinham aproveitando trocas de equipamentos por outras razões nos últimos anos para introduzir novas máquinas já com suporte para IPv6 e aproveitar os investimentos”, diz Antônio Moreiras, do NIC.br, que distribui IPs no Brasil.

Pular para o conteúdo