Tráfego de dados móveis vai crescer 35 vezes em quatro anos, nos Estados Unidos, afirma agência reguladora de lá.
A Federal Communication Comission (FCC), a agência reguladora de telecomunicações dos Estados Unidos, divulgou ontem um documento, alertando para a necessidade imediata de liberação de espectro de frequência no território norte-americano, para fazer frente às projeções de crescimento da banda larga móvel naquele país. Conforme a agência, em 2014 o tráfego de dados do celular deverá ser 35 vezes maior do que o do ano passado. “A demanda está tão forte e tão inacreditável, que o crescimento explosivo na comunicação móvel está ultrapassando toda a nossa capacidade de acompanhá-la”, vaticinou o chefe do departamento de telecomunicações sem-fio da FCC, John Leibovitz.
Segundo ele, o governo norte-americano precisa agir rapidamente para liberar frequências, caso contrário, haverá “um caladão” que irá prejudicar o crescimento econômico americano.
No plano nacionl divulgado em março, a FCC faz um chamamento para 300 MHz de espectro que ficarão disponíveis para os operadores de celular nos próximos cinco anos, e outros 200 MHz também no mesmo período. A maioria dessa banda virá de frequências controladas pela FCC ou outras agências governamentais, mas 120 MHz virão do espectro que pertence às emissoras de TV, mas que não está sendo usado.
Pelo plano, as emissoras devolverão o espectro não usado em troca dos lucros da venda desse espectro nos leilões a serem promovidos pela agência.Mas, para esta troca, a FCC precisa da aprovação do Congresso norte-americano. E as emissoras ainda não se comprometeram com a proposta.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.