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Inside Audio 2024 destaca a evolução do áudio no Brasil, com a relevância do rádio para marcas e consumidores

São Paulo – Levantamento especial da Kantar IBOPE Media destaca o rádio como peça central no ecossistema de áudio, que está em expansão

O Inside Audio 2024, divulgado na semana passada pela Kantar IBOPE Media e repercutido de forma especial pelo tudoradio.com, trouxe um panorama completo sobre o impacto e a evolução do rádio e do áudio no Brasil, revelando a constante transformação dessa mídia ao longo dos anos. O estudo destaca que o rádio, com mais de 100 anos desde sua primeira transmissão no Brasil, continua sendo uma mídia essencial para os brasileiros. Seu consumo se expandiu significativamente com a evolução digital, marcando presença em diversas plataformas e momentos do cotidiano. O rádio e o áudio, como um todo, atingem todas as regiões do país, com o rádio sendo ouvido por 79% da população brasileira, e os brasileiros dedicando em média 3 horas e 55 minutos diários ao consumo do meio. Acompanhe um resumo das principais descobertas do estudo:

A transformação digital ampliou a presença do rádio e do áudio, levando essa mídia a ultrapassar a barreira do dial tradicional em alguns mercados. De acordo com o Target Group Index, 91% dos brasileiros consomem algum tipo de áudio diariamente, seja rádio ao vivo, podcasts ou streaming. Para se ter uma ideia, na edição de 2023 do estudo, esse percentual estava em 90%. Esse crescimento do áudio acompanha a oferta de novos dispositivos e serviços que facilitam o acesso, trazendo o áudio cada vez mais para dentro da rotina dos brasileiros, de acordo com a conclusão do estudo.

O áudio como estratégia para marcas

Para as marcas, o áudio representa uma oportunidade estratégica fundamental para engajar o público de maneira criativa e eficaz. O estudo destaca que ele é capaz de potencializar o branding e gerar negócios, especialmente com o suporte de campanhas que ativam jornadas de vendas e criam conexões emocionais profundas com os consumidores. Em 2024, o mercado brasileiro veiculou mais de 1 bilhão de minutos de publicidade no rádio, reforçando a importância do meio para alavancar negócios e reforçar a presença das marcas, destaca a Kantar IBOPE Media na conclusão sobre o estudo.

As campanhas de áudio, especialmente no rádio, possuem forte apelo emocional, com 69% dos ouvintes afirmando que o conteúdo local é um diferencial que os conecta ainda mais com a mídia. O apelo regional do rádio, combinado com a abrangência nacional, torna-o uma mídia essencial para marcas que desejam impactar diferentes públicos. Além disso, o áudio tem um papel crucial no engajamento da Geração Z, com 80% desse grupo utilizando plataformas de áudio sob demanda (AOD) nos últimos 30 dias, consolidando o áudio como uma ferramenta eficaz para impactar os jovens.

Tendências de investimento e oportunidades para marcas

As oportunidades para marcas no áudio não param por aí, de acordo com o Inside Áudio 2024. As projeções para o segundo semestre de 2024 indicam que 74% dos CMOs planejam investir no áudio como um todo, com 61% destinando ações específicas para o rádio, e outros 61% alocando verbas para podcasts. As marcas estão atentas à relevância do áudio como um meio de comunicação essencial e acessível, que está integrado à rotina diária dos brasileiros.

Outro ponto destacado pelo Inside Audio 2024 é a versatilidade do áudio em reescrever e revitalizar narrativas, principalmente por meio de podcasts e conteúdos patrocinados (branded content). Formatos como esses permitem que as marcas se conectem de forma mais próxima com os consumidores, com temas como comédia, música e esportes sendo os mais populares. Cerca de 48% dos ouvintes acessam podcasts semanalmente, o que oferece oportunidades múltiplas para as marcas se conectarem com seus públicos.

O poder do áudio em influenciar o consumo

A pesquisa também demonstra a receptividade do público à publicidade em áudio. Cerca de 83% dos ouvintes de rádio já escutaram campanhas publicitárias ou ações de marketing em algum formato de áudio. Dentre aqueles que ouviram, 34% afirmam que a publicidade despertou a intenção de compra, especialmente em setores como viagens (31% dos ouvintes). Esses dados confirmam que o poder do rádio e do áudio reside na sua capacidade de gerar conexão emocional, promover vendas e impactar consumidores em diferentes momentos do dia, combinando alcance nacional e local.

Com esses insights, o Inside Audio 2024 reforça o papel estratégico do áudio e do rádio no fortalecimento das marcas e no engajamento de diferentes públicos, mostrando que a combinação entre alcance, emoção e ativação de vendas é fundamental para o sucesso no ambiente atual de mídia.

Autor: Daniel Starck
fonte: TUDO RÁDIO

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