Presidente da Apple nega que gadgets tenham arquivo secreto que registram dados do usuário
SÃO FRANCISCO. Após crescentes rumores de que produtos Apple estariam colhendo informações de localização sem a permissão dos usuários em tablets e smartphones, Steve Jobs negou as acusações e disse que as acusações são falsas, segundo o site MacRumors.
Jobs teria dado uma resposta informal ontem, negando que rastreie seus usuários.
Ele disse, em troca de emails com um internauta, ele garante que os aparelhos iPhone e iPad não registram tais informações.
“Não rastreamos ninguém. A informação que está circulando é falsa”, afirmou Jobs.
Jobs acusa Android de rastrear informações Preocupado com informações de que aparelhos da Apple equipados com iOS, como iPhone e iPad, estariam guardando informações de localização de seus usuários — motivo que levaria a uma troca do dispositivo por um smartphone Android fabricado pela Motorola — o internauta questionou o presidente-executivo da empresa sobre o assunto.
Em sua resposta, Jobs teria escrito também um irônico “oh, sim, eles rastreiam”, referindo- se a empresas que utilizam o sistema operacional móvel da Google, o Android, em seus smartphones. Além da Apple, fabricante do iOS, a Google enfrenta a mesma acusação.
Pesquisadores, como os especialistas em segurança virtual Alasdair Allan e Peter Warden, afirmaram na semana passada que suspeita-se que as duas empresas usariam as informações de seus usuários para criar um superbanco de dados, de olho no crescente mercado de serviços por localização.
A nova versão iOS 4 para iPhone e iPad teria um arquivo de nome consolidated.db, com as coordenadas geograficas dos locais onde o usuario ja esteve e o registro de quando isso ocorreu.
As informacoes seriam obtidas via triangulacao das antenas de celular, ja que os dados nao sao codificados. No Android, os dados de localizacao seriam enviados para um servidor Google, registrando a movimentacao do usuario.
Google tambem nega armazenar dados Assim como a Apple, a Google nega as acusacoes e informa que a conta Google que guarda as informacoes (que segundo a empresa pode ser desativada pelo usuario) nao esta vinculada a um numero de telefone ou a outro tipo de aparelho.
Agencias governamentais em varios paises comecaram investigacoes sobre a questao, procurando explicacoes e detalhes sobre como os usuarios podem proteger seus dados em smartphones e tablets.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.