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Primeiros testes do FM estendido em São Paulo não apresentam interferências na TV

Os primeiros testes realizados de faixa estendida de FM em São Paulo não apontaram interferência no canal 5 da TV analógica, segundo relatório do comitê técnico da Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp).

Cidades da Grande São Paulo como Guarulhos e Santo André, onde o sinal também foi medido, não apresentaram problemas.

Outro ponto positivo dos testes, segundo a Aesp, foi a conclusão de que o sinal da faixa estendida também pôde ser sintonizado em celulares e iPods.

Os testes para analisar possíveis interferências no sinal da TV com a migração do rádio AM para o FM foram iniciados em agosto deste ano numa parceria da Aesp com a rádio Jovem Pan AM, de São Paulo. A emissora utilizou a frequência 84,7FM para transmitir a sua programação e assim fazer o estudo.

Os resultados foram apresentados na terça-feira, 30, no seminário técnico realizado pela Aesp, em São Paulo.

FM estendido

A faixa estendida vai de 76 MHz até 87 MHz (atuais canais 5 e 6 da televisão) e, em futuro próximo será utilizada pelas emissoras de rádio brasileiras. Com o processo de migração, as rádios AMs utilizarão esse espectro apenas em localidades onde o FM “convencional” (88.1 MHz a 107.9 MHZ) está sem espaços, casos de regiões como a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, entre outras.

Processo de Migração

O processo de migração das emissoras AM para o FM continua em franco desenvolvimento. A Anatel já concluiu os estudos em onze estados (RN, AM, AP, RO, RR, TO, AC, MT, MA, PI e AL), nos quais não será necessária a utilização da faixa estendida. Os estudos continuam nos demais estados do Norte e Nordeste, entretanto, nas capitais, devido ao grande número de emissoras, a faixa estendida deverá ser usada.

Os radiodifusores se mostram apreensivos quanto à definição dos valores da migração pelo Ministério das Comunicações, já que as emissoras que optaram pela adaptação da outorga de AM para FM deverão pagar a diferença de preços entre as mesmas.

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