Redação Comunique-se
O padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil ainda não foi definido pelo Ministério das Comunicações, que reprovou os testes realizados nos últimos três anos. Em audiência na Câmara dos Deputados nessa quarta-feira, 5, o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, comentou os resultados ruins.
“O ministério realizou nos últimos três anos testes com duas tecnologias de radio digital – DRM e HDRadio – em 15 estações AM e FM. E, falo com pesar, os resultados foram ruins, especialmente no FM de alta potencia. O sinal digital cobriu 70% do que cobre o sinal analógico. Ouvintes que recebiam o sinal analógico simplesmente vão deixar de receber”, afirmou o secretário, de acordo com informações do site Convergência Digital.
Lins afirmou que os testes vão continuar, porque precisam verificar as situações reais do mercado. “Para que o governo brasileiro tome uma decisão, precisamos aprimorar os testes e trabalhar tanto com a nacionalização da produção, a garantia que tanto o transmissor quanto o receptor serão fabricados no Brasil, e a análise de um sistema de negócio que sustente aquele sistema”, disse.