27/12/2009
Fernando Souza Filho
MSN Tecnologia
Aquela clássica imagem de um cinema cheio com a platéia usando óculos especiais para ver um filme em 3D já foi símbolo de tecnologia avançada. Agora, a cena pode ser substituída pela sala de sua casa, com a TV mostrando um filme em 3D sem que ninguém precise de óculos. E não é ficção.
A TV em terceira dimensão não só é possível como já existem até produtos no mercado que permitem esse tipo de visualização das imagens. Porém, assim como já aconteceu com a TV digital de alta definição, os avanços da tecnologia podem esbarrar em burocracias dos políticos do governo, especialmente no Brasil.
A visualização em 3D permite que você tenha a sensação de estar literalmente dentro de uma cena. Na Alemanha, o instituto Fraunhofer investe pesado no desenvolvimento de tecnologias para a TV 3D, enquanto a Coréia do Sul promete produtos maduros já em 2010. No Brasil, a Globo saiu na frente nos testes e já se programa para transmitir a Copa do Mundo de 2014 em 3D. Imagine assistir à Seleção do Dunga como se estivesse lá dentro do campo com os jogadores?
A Mitusbishi lançou em 2008 o modelo DLP HDTV 3D, inclusive com um monitor de 65″ que custa o preço de um (bom) carro 0 km. A JVC, por sua vez, tem seu LCD de 46″ que ela garante responder com perfeição às necessidades dos filmes em terceira dimensão. Também a Hyundai tem seu E465S stereoscopic 3D LCD TV, que custa lá fora cerca de US$ 5 mil.
Já é possível adquirir televisores da Samsung que recebem imagens em 3D. Os modelos de plasma de 42″ e 50″ custam a partir de US$ 2 mil, mas ainda precisam de conexão com um computador via DVI ou HDMI. E todos eles ainda precisam dos incômodos óculos para poder visualizar o 3D. A novidade agora é que o próximo passo das TVs 3D é lançar modelos que não precisem de óculos e que o consumidor não precise vender os rins para comprar um.
A Philips, por exemplo, está em fase final de desenvolvimento de uma tecnologia chamada WOWvx. Trata-se de um processador que consegue mostrar nove ângulos diferentes de uma imagem através da geração de nove imagens diferentes para cada cena. O telespectador, então, vê pontos distintos em cada olho, passando a sensação tridimensional sem necessidade de óculos especiais. No exterior, ela já vende aparelhos com essa tecnologia, inclusive com leitura de filmes em Blu-Ray.
A Grundig já vende nos EUA há algum tempo a sua linha Tharus 3D TV, que não necessita de óculos. Mas a qualidade da imagem sofreu severas criticas dos usuários e a empresa recuou um pouco no ímpeto desse nicho.
Mas a TV em 3D ganhou um novo impulso no início de setembro deste ano, quando a toda-poderosa Sony lançou sua campanha “make.believe”. A idéia da Sony é unir todas as iniciativas de comunicação de todo o grupo, desde os negócios em eletrônicos, jogos, filmes, música, telefonia celular até serviços de rede. Como parte da campanha, a empresa planeja lançar em 2010 toda uma linha doméstica voltada para o 3D. Televisores inclusive.
Atualmente, a Sony já tem no mercado brasileiro modelos da série Bravia de LCD que exibem filmes tridimensionais, mas necessitam de óculos active-shutter. Mas a experiência completa em 3D prometida pela Sony vem da compatibilidade total entre seus aparelhos, como TV, Blu-Ray, Vaio e PlayStation 3, com multiplicidade do conteúdo tridimensional.
E a nova experiência completa do 3D pode ser conferida de fato quando o filme Avatar chegar em sua versão para Blu-Ray, em 2010. Com lançamento previsto para dezembro próximo nos cinemas, o novo filme de James Cameron será o primeiro a ser inteiramente filmado em 3D, com câmeras digitais que simulam os ângulos de visão do olho humano.
Controle sua ansiedade, caro leitor. A TV 3D está chegando e em breve você vai poder ver os jogos de seu time como se estivesse dentro do campo. Mas não adianta achar que o juiz vai ouvir seus xingamentos. Essa tecnologia ainda não foi criada.
Fonte: 24 Horas News – Cuiabá – Notícias – TV Digital