Informação consta do boletim editado pelo serviço de Imprensa do Mercosul
ABr
O Uruguai poderá ser o sétimo país da América Latina a adotar o padrão japonês de televisão digital, conhecido como ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). O último país a anunciar oficialmente sua opção pelo padrão japonês foi o Equador, seguindo decisões tomadas pelo Brasil, Argentina, Chile, Peru e Venezuela. A informação consta do boletim editado pelo serviço de Imprensa do Mercosul.
No fim do mês passado, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica conversaram sobre o assunto em encontro em Brasília. Na época, o presidente uruguaio admitiu a Lula que poderia rever sua opção pelo padrão europeu de TV digital. Na mesma época, o então ministro das Comunicações, Hélio Costa, conversou com o ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Roberto Kreimerman, cuja pasta engloba a área das telecomunicações.
O padrão adotado pelo Brasil tem tecnologia essencialmente japonesa, mas incorpora inovações desenvolvidas por pesquisadores brasileiros. Entre elas estão o sistema de compressão de vídeo (MPEG-4), o sistema operacional e aplicativos que seriam agregados ao padrão original.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.