Agência Brasil – DF / 25/08/2009 – 20:22
Sabrina Craide
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje (25) que a Argentina confirmou seu interesse em adotar o sistema nipo-brasileiro de TV digital. O convênio entre os dois países deverá ser assinado ainda esta semana, durante o encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirshner, em Bariloche, onde será realizada a reunião da Unasul.
“Este é um passo importantíssimo para a televisão digital na América do Sul. No mês de outubro será feito anuncio pela Venezuela, já estamos bem avançados com o Chile e o Equador, e até o fim do ano, vamos ter uma grande vitória do sistema nipo-brasileiro de TV digital”, disse Costa. O sistema já foi adotado pelo Peru.
O anúncio foi feito durante a assinatura dos termos de consignação dos canais digitais para as emissoras de televisão de Manaus, a 23ª cidade brasileira a transmitir o sinal digital de TV. O ministro destacou a importância da TV digital para o progresso da região, especialmente na produção industrial. “Manaus é um grande esforço brasileiro na produção industrial, e é lá que esperamos fazer toda a produção de televisores modernos de plasma e LCD nos próximos anos e o set up box ou o conversor”, disse.
Costa lembrou que todos os aparelhos produzidos no país a partir de janeiro do ano deverão vir com o conversor acoplado. O sistema brasileiro de TV digital deve completamente implantado em 2014, e em 2016 o sistema analógico será desativado.